O dilema das faixas exclusivas de ônibus

A redação da Folha do Motorista recebeu inúmeras reclamações de taxistas, por telefone e e-mail, indignados com a proibição imposta pela prefeitura sobre a circulação dos táxis nas faixas exclusivas de ônibus à direita. O táxi, um meio de transporte que atende mais de 400 mil passageiros por dia em São Paulo, não está sendo tratado com o devido respeito. Afinal, todos pagam impostos, e estão tendo o seu direito ao trabalho proibido. Além de afetar negativamente uma categoria inteira de trabalhadores, a prefeitura está prejudicando também as pessoas que se utilizam deste meio de transporte.

Segundo o presidente da Federação dos Taxistas do Estado de São Paulo, José Fioravanti, se o taxista pudesse transitar pela faixa exclusiva no trajeto do Aeroporto de Congonhas para a Federação, a viagem demoraria cerca de 15 minutos. Com a proibição, o tempo gasto excede uma hora, além do valor da corrida dobrar.

Táxi também é transporte, e para comprovar basta analisar o número de pessoas que são transportadas diariamente. Esta proibição está causando grande prejuízo ao passageiro e ao taxista. Os idosos optam pelo táxi porque nem sempre os ônibus os deixam próximos de seu destino. Além disso, pessoas com dificuldade de locomoção se utilizam desse meio de transporte todos os dias para exercer seu direito constitucional de ir e vir.

Os taxistas deixam claro que não são contra a priorização dos ônibus na cidade, mas apenas gostariam de ser vistos como um meio de transporte que também merece consideração. Podendo usar as faixas, o usuário vai gastar menos e mais pessoas serão atendidas. A circulação dos táxis pelas faixas exclusivas não atrapalharia em nada o andamento dos coletivos, facilitaria o trabalho dos taxistas e seria útil e cômodo para os passageiros.

O editor da Folha do Motorista, vereador suplente Salomão Pereira, encaminhou um oficio ao Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, solicitando a liberação das faixas exclusivas de ônibus aos táxis. Até a presente data não recebemos resposta.
 

Visitantes online

Temos 30 visitantes e Nenhum membro online

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital