Taxistas de São Paulo vivem momentos de apreensão

Os taxistas da cidade de São Paulo foram pegos de surpresa por uma notícia estarrecedora, na manhã do dia 28/08: todos os alvarás emitidos após o ano de 1988 estavam cassados. Isso significa que aproximadamente 25 mil taxistas da cidade, sem nenhum aviso ou possibilidade de defesa, perderam suas concessões para explorar o serviço de táxis na capital.

Nessa edição da Folha do Motorista falaremos das leis que basearam essa decisão, e de como o entendimento do Tribunal de Justiça de São Paulo foi equivocado. Mas, por hora, queremos apenas lembrar que, caso a decisão se confirme, não serão apenas 25 mil taxistas que ficarão desempregados. Serão 25 mil famílias que ficarão desassistidas, muitos financiamentos de veículos não serão honrados por absoluta falta de possibilidade, sem contar que o caos se instalará no trânsito da maior cidade do país. Isso porque os táxis transportam mais de 45 mil passageiros por dia, e até que essa nova licitação (seja lá como for) seja realizada, os novos taxistas assumam seus postos e tudo volte aos eixos, vai demorar.

Não queremos aqui faltar com o respeito com a classe de magistrados do Brasil, que possui brilhantes representantes, homens e mulheres honrados e capazes. Mas vemos claramente nessa decisão que o assunto não foi totalmente entendido pelos julgadores, que, por desconhecimento ou por falta de um aprofundamento na questão, sentenciaram trabalhadores honestos, que nada de mal cometeram contra a sociedade ou o país.

Esperamos que esse mal entendido seja esclarecido o mais breve possível, e que a classe de taxistas de São Paulo volte a ter paz. Afinal, estamos falando de pessoas que trabalham até 12 horas por dia (ou noite), sustentam suas famílias, pagam impostos e contribuem para o bom andamento da economia do Brasil. Se há falhas no processo de transferência de alvarás ou em algum outro assunto relativo à categoria, isso pode, e deve, ser discutido. O que não concordamos, e estamos indignados, é com a falta de respeito e displicência que a classe está sendo tratada.

Visitantes online

Temos 26 visitantes e Nenhum membro online

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital