Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Detro investe em tecnologia contra a pirataria no estado do Rio de Janeiro

Fiscais usam tablets, computadores, monitoramento por vídeo e denúncias via whatsapp


Detro 1O combate aos veículos piratas ganha força com a introdução de novos equipamentos para os fiscais do Detro (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado). tem investido em tecnologia. O centro de monitoramento da autarquia está mapeando em tempo real os veículos regulares com a utilização de ferramentas como tablets para agilizar a aplicação de multas.


Além da verificação do transporte urbano e rodoviário intermunicipal regular, o Detro realiza operações contra o transporte irregular em táxis, carros particulares, ônibus e vans sem autorização. O objetivo é combater aqueles que não estão legalizados, ou que não seguem as exigências básicas de segurança para o transporte de passageiros.


Para isso, o Departamento ampliou os canais de comunicação com a utilização do WhatsApp Fale Detro e o Fiscal de Bolso.


Detro 2“A demanda do usuário é um aspecto fundamental para que possamos realizar nosso trabalho. Porque ele, mais do que ninguém, pode apontar as falhas encontradas e os problemas enfrentados. É o cidadão que, por meio das ferramentas tecnológicas, consegue quase que instantaneamente nos informar sobre as irregularidades que estão ocorrendo”, disse o coordenador de fiscalização e fretamento do Detro, major Ricardo Neto.

 

Serviço de inteligência


O Departamento mantém um serviço de inteligência e monitoramento. Para isso, conta com a tecnologia de Vídeo Wall – conjunto de monitores que formam uma grande tela. Através deles, os agentes mapeiem em tempo real (por GPS) as linhas de vans intermunicipais que circulam no estado. O setor também garante a integração de dados que geram relatórios sobre os serviços de ônibus e vans intermunicipais, que auxiliam na tomada de decisão. Pelo sistema é possível verificar se o veículo saiu do itinerário (desvio de rota) ou está atrasado.


Detro 3Os tablets são usados para agilizar a emissão de autos de infração. Os microcomputadores portáteis também são usados para que os fiscais acessem os cadastros dos motoristas e dos veículos no sistema do Detran-RJ e da Secretaria Municipal de Transportes.


Para denúncias de transporte irregular, o Detro mantém uma ouvidoria. O setor recebe reclamações e sugestões através do telefone 3883-4141, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. denúncias também podem ser feitas no prédio do Detro, na Rua Uruguaiana. Em 2015, o serviço recebeu 8.807 reclamações, número 45,4% superior às 6.055 denúncias cadastradas no mesmo período em 2014. Desde 1º de janeiro, a Ouvidoria já cadastrou mais de 1,3 mil denúncias.


O WhatsApp Fale Detro possibilita a realização de denúncias no transporte intermunicipal, bastando adicionar o número (21) 98596-8545 ao aparelho de celular. Desde seu lançamento em julho do ano passado, o WhatsApp Fale Detro recebeu cerca de 12 mil mensagens. A população também pode optar pelo aplicativo Fiscal de Bolso, com o qual é possível informar o número de registro do veículo, tipo de reclamação e comentários. O aplicativo permite o envio de imagens e já foi instalado por 3,6 mil pessoas e já conta com mais de 2 mil registros.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 57 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital