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Sindicato dos taxistas auxiliares vai recorrer da decisão de liberar Uber no Estado

Entidade se prepara para entrar no processo como representante legal


SindicalO Sindicato dos Motoristas de Empresas Auxiliares do Estado do Rio de Janeiro anuncia que vai se manifestar juridicamente como terceiro interessado na ação que concede o direito de motoristas piratas acionados por aplicativos de carona a trabalhar livremente sem fiscalização.


“Estamos estudando a brecha do processo e da decisão com nosso corpo jurídico. Gostaria de convocar o apoio de todos os auxiliares”, manifesta a diretoria do Simeataerj.


No dia 2 de abril, o Simeataerj enviou nota de esclarecimento à imprensa sobre as manifestações de taxistas do dia anterior. No documento, a entidade informa que não teve participação na organização do protesto, mas que apoia integralmente a manifestação. Contudo, repudia quaisquer exageros.


Como representante oficial dos auxiliares, a diretoria pede desculpas à população. A nota esclarece, em resumo, que o aplicativo UBER causa polêmica em várias partes do mundo por utilizar taxistas, e não motoristas. A nota explica ainda que estes aplicativos utilizem “meios públicos para prestar seus serviços e alguns já estão até circulando nas ruas com letreiros internos de led e parando livremente em locais de eventos para abordarem clientes”.


Em outro trecho, a nota manifesta indignação pelo fato de uma empresa estrangeira operar no Brasil por força de liminar judicial, sem recurso julgado:


“Hora, quem fiscaliza então a ILEGALIDADE? Estaríamos nós diante da LEGITIMAÇÃO DO ILEGAL? Se assim for, será a porta de entrada para todos os Bacharéis de Direito advogarem sem OAB, as enfermeiras ou farmacêuticos experientes poderem medicar, e porque não aceitarmos a entrada de quaisquer profissionais liberais de outro país sem a necessidade de qualquer registro profissional, bastando apenas provar seu curso superior e todos poderiam LIVREMENTE oferecer seus serviços via sites e aplicativos móveis?”


Para o sindicato, o que nos afeta HOJE afetará os demais mercados e profissões num futuro bem próximo. Também lembra uma ação impetrada pela Associação dos Taxistas do Brasil que igualava o valor das autonomias, paralisava a SMTR, a entrada de novos auxiliares e a transferência de permissões. Esta liminar caiu. A da Uber, não.


A nota do Simeataerj aponta outros problemas como o valor das diárias, a concorrência desleal e ilegal do Uber, a tarifa dinâmica que aumenta abusivamente seus preços e as decisões judiciais contra o serviço de táxi, que irão provocar a quebra do mercado de táxi.

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