Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Taxistas promovem abaixo-assinado on-line pela regulamentação dos aplicativos

Punições a taxistas e altas taxas são cobradas pelos app que utilizam táxis legalizados


AplicativoCriados inicialmente para ajudar taxistas e passageiros a programar corridas, os aplicativos de táxi estão em discussão. Taxistas insatisfeitos com o serviço promovem um abaixo-assinado no site change.org e pretendem pedir a regulamentação dos aplicativos ao secretário municipal de Transportes do Rio de Janeiro, à Comissão de Defesa do Consumidor da ALERJ e à Agência Nacional de Transportes Terrestres.


A meta é alcançar 200 assinaturas. Os taxistas reclamam que estão sendo bloqueados por aplicativos quando deixam de atender a determinado número de corridas ou até mesmo quando reclamam de pagamento.


Segundo os organizadores, a regulamentação dos APP vai regular a relação entre sistema de transporte publico (SMTR), operadores do sistema (TAXISTAS) e empresas de tecnologia (APP´S).


A reclamação dos taxistas é contra a adoção de medidas punitivas aplicadas aos profissionais. “...vem sido observado é que estas empresas vem adotando medidas extremas contra os taxistas impondo punições e até mesmo desligamentos definitivos sem qualquer comprovação dos fatos geradores alegados, sem oferecer a condição legal e constitucional de defesa previa e sem aviso prévio sem uma regra clara para que o taxista possa seguir”,  cita a justificativa da iniciativa.


Abuso de poder econômico é outra reclamação. O reajuste promovido nas tarifas desses aplicativos fazem com que os motoristas tenham que ceder entre 12% e 13,5% do valor arrecadado ao operador do aplicativo.e a alegação da majoração cai sempre na mesma tecla: é a crise.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 49 visitantes e Nenhum membro online

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital