Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Prefeitura lança edital para serviço de compartilhamento de veículos elétricos

Previsão é de implantação de 100 carros no Centro e Zona Sul


Novidade no sistema de transporte do Rio de Janeiro. A prefeitura carioca lança edital de consulta pública para a implantação de 100 veículos elétricos a serem compartilhados por usuários em ruas principalmente da Zona Sul e Centro. A ideia básica é inibir a utilização do carro particular.


De acordo com o edital, a previsão é de que 1300 motoristas utilizem o sistema de compartilhamento de veículos. A projeção de custo estima em gasto diário de R$ 10,00 por motorista.


O plano prevê tarifa por utilização de veículos a cada trinta minutos, inscrições por período anual, mensal semanal ou diário. Os veículos terão espaços para a veiculação de propagandas.


Os carros elétricos serão recarregados em estações próprias. Estão previstas 200 delas, onde o motorista poderá utilizar o veículo.


A estimativa de custo total é de R$22.538.392 entre a implantação da infraestrutura, das estações de recarga e da aquisição dos veículos elétricos.


De acordo com análises durante a Consulta Pública do projeto, O usuário padrão de um serviço de compartilhamento de veículo não tem carro próprio porque não usa o carro diariamente. Estatísticas deste tipo de serviço indica que em média este usuário utiliza o compartilhamento por três vezes ao mês.


O edital foi publicado no Diário Oficial do Município em 29 de abril.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 52 visitantes e Nenhum membro online

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital