Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Agência financeira dos EUA diz que Uber está perdendo dinheiro

Aplicativo tem muitos custos com mídia e benefícios a motoristas


O mundo financeiro começa a questionar se o aplicativo de carona remunerada Uber é mesmo um bom negócio. Apesar de a empresa ter custos fixos bastante baixos, os custos variáveis, como propagandas e relacionamento com a mídia e benefícios aos motoristas são uma incógnita. E o resultado no primeiro semestre foi a perda de R$ 4 bilhões apenas no primeiro semestre de 2016.


De acordo com a Agência de Notícias Financeiras Bloomberg, a Uber está perdendo dinheiro. Apesar disso, consegue lucrar. Tudo porque a empresa derrota a concorrência dos táxis legalizados aplicando preços abaixo do mercado. E abaixo dos custos, também.


Para o economista de Oxford, Sanford Jacoby, o capital adquirido pelo Uber em todo o mundo faz com que o aplicativo destrua o concorrente com tarifas abaixo do normal. O economista alerta para o fato de que a criação de um monopólio em torno do aplicativo pode fazer com que o preço suba.
Incerteza com Uber


O fato provoca incerteza. O economista cita a legislação antitruste presente em muitos países que tentam impedir este tipo de prática. Outro ponto citado pelo especialista diz respeito aos concorrentes diretos. Os motoristas que utilizam Uber também adotam outros apps de carona, simultaneamente. O aplicativo está criando um mercado que a qualquer momento pode passar para outras mãos, já que os motoristas não tem vínculo formal com a empresa.


Países com legislação frágil como o Brasil oferecem espaço para esses aplicativos atuarem. Em outros estados, o Uber já anuncia veículos mais baratos que ônibus. Em São Paulo, um novo aplicativo promete facilitar a locação de carros de motoristas particulares, concorrendo com as locadoras tradicionais. Enquanto isso, matérias em meios de comunicação e postagens na internet continuam a direcionar a opinião pública em favor destes aplicativos.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 18 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital