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Sistema Táxi Boa Praça completa dois anos de problemas


Promessas de regulamentação e modernização não saem do papel

Às vésperas de completar dois anos de vigência, em 25 de agosto de 2013, o Sistema Táxi Boa Praça criado para ordenar os pontos cariocas pode estar com os dias contados. Para muitos, a tentativa fracassou e as brigas por passageiros continuam acontecendo, principalmente nos aeroportos da cidade. A principal reclamação é a dos taxistas de cooperativas, impedidos de escolher quem pode ou não participar do ponto.

Cooperativas que atuam no Aeroporto Internacional ou no Santos Dumont alegam que o atendimento ao passageiro tem que ser de alto nível. Seus diretores querem manter conselhos de ética próprios. Punir quem atende mal e admitir o taxista com boas referências. As atuais regras impedem essas ações. Somente a Prefeitura pode indicar quem deve ou não parar nesses pontos.

Quando foi criado, o Sistema de Táxi Boa Praça nascia com a promessa de ser levado a outros pontos da cidade. Nesses dois anos, os diversos problemas impediram a sua expansão. O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, reconhece:

“Nós sabemos que as regras do Táxi Boa Praça não são adequadas. O prefeito já está ciente disso. Isso indica que temos que melhorar nosso sistema. Temos que atualizar o decreto”, disse o secretário durante a Expotáxi/RJ.

Osório atribui o atraso no desenvolvimento do Sistema Boa Praça a problemas como a licitação dos ônibus e as últimas manifestações:

“Esses problemas atrasaram as medidas previstas para o setor de táxi do Rio de Janeiro”, justificou o secretário.

O recadastramento via web dos taxistas regularizados na SMTR estava previsto no Sistema Boa Praça. As promessas também incluíam o cadastramento de todos os pontos de táxi do município. Pelo menos esta meta foi alcançada. Foram catalogados 636 pontos em toda a capital fluminense. Mas a meta de dotar cada ponto com fiscalização por meio de tecnologia de OCR para a identificação de placas de táxi ainda não saiu do papel.

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