Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Empresas de aplicativos insistem no taxímetro virtual

777taximetrovirtualTaxistas têm prejuízos com descontos e valores de tarifas menores

 

O aplicativo 99, depois que passou a trabalhar com carros particulares na atividade do taxista, retirou de suas propagandas a palavra “Táxi” e insiste em utilizar o seu taxímetro virtual, que não é aferido pelo IPEM (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo). Sem nenhum tipo de controle, os valores cobrados pelo app provocam prejuízos de até 25% aos taxistas, além dos descontos aos passageiros de 30%.


A 99 e os outros aplicativos se recusaram a utilizar o taxímetro na categoria Táxis Pretos. Após uma série de conversas e reuniões, o vereador Salomão Pereira conseguiu que a administração municipal exigisse a instalação dos equipamentos em todos os táxis, independente da categoria. Além disso, os Táxis Pretos também conquistaram o direito ao luminoso e a autorização para o uso dos corredores e faixas de ônibus.


Mesmo após a conquista da instalação dos taxímetros a empresa 99 está obrigando os taxistas a cobrar o valor das corridas com base em seus próprios cálculos. Os taxímetros, que são fiscalizados com o valor correto da bandeirada, hora parada e quilômetro rodado, estão sendo deixados de lado causando prejuízos aos taxistas. Em cada corrida é perdido, em média, 25% na tarifa fixada pelo taxímetro virtual, mais o desconto de 30%, R$ 2 por corrida e a taxa da transação por cartão de crédito, que pode chegar a 5%.


Para seus clientes corporativos a 99 está divulgando uma redução de custos que pode chegar a 45% nas corridas, e informa que tem 100 mil taxistas cadastrados em sua plataforma tecnológica. Porém, a empresa não deixa claro se o desconto de 45% sairá diretamente do bolso do taxista que aderir a esse sistema.


O problema do taxímetro virtual vai muito além dos prejuízos causados aos taxistas. Em médio prazo, a recusa dos aplicativos em utilizar o equipamento irá fazer desaparecer as oficinas de taxímetros e os fabricantes do setor, gerando ainda mais desemprego.

 

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 34 visitantes e Nenhum membro online

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital