Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Taxista que trabalha à noite deve prestar atenção à saúde

Uma pessoa que trabalha o tempo todo à noite está mais predisposta a problemas de saúde. Essa foi a conclusão da tese de doutorado de Érica Lui Reinhardt, Bióloga Pesquisadora da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho), órgão federal ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Érica concluiu que o organismo de um trabalhador que atua no turno da noite, como o taxista, por exemplo, não está em sintonia com as atividades que ele precisa desenvolver: “todo o organismo está preparado para dormir, mas naquele momento é necessário que a pessoa trabalhe. No caso dos taxistas, a sonolência ao volante é muito perigosa, mas a médio e longo prazo a falta de um sono de qualidade pode trazer outras conseqüências, como problemas gastrointestinais e aumento de peso”, avalia Érica.

O fato do trabalhador noturno não dormir bem também tem impactos no sistema imunológico. Érica cita como exemplo a vacina da gripe, que não faz o efeito desejado no organismo de um indivíduo que dorme menos do que o necessário. Estudos preliminares também relacionam um sono de má qualidade e em menor quantidade ao surgimento de câncer de próstata, nos homens, e de mama, em mulheres.

A pessoa que dorme durante o dia tem um sono mais fragmentado, ou seja, acorda muitas vezes. Isso ocorre porque o organismo está preparado, durante o dia, para estar acordado. A pesquisadora afirma que “a qualidade de sono interfere diretamente na qualidade de vida, e pessoas que dormem mal são mais irritadas. No caso dos taxistas, por exemplo, esse humor alterado pode causar brigas desnecessárias no trânsito, resultando em problemas mais graves”.

Érica sugere, em sua pesquisa, que o taxista faça turnos alternados, o que não comprometeria seu relógio biológico e sua saúde. “O ideal seria que o taxista não trabalhasse à noite, mas como isso não é possível, ele pode trabalhar por três dias à noite, e outros dias durante o dia. Ou ainda pode trabalhar até certo horário da madrugada e depois ir dormir”. O taxista que trabalha à noite e dorme durante o dia deve estar atento à qualidade do sono. “O local de sono durante o dia deve ser tranqüilo, com a menor quantidade de luz possível. Ele não deve ser acordado pela família e precisa ter um horário constante para dormir e acordar”, afirma a bióloga.


     
      
               

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 97 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital