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Taxista: veja a diferença entre faixas exclusivas e corredores de ônibus

A redação da Folha do Motorista recebeu inúmeros telefonemas de taxistas confusos em relação à circulação nas faixas exclusivas de ônibus à direita. No último dia 22/07 a CET começou a multar os veículos que circularem por esses locais.

A regulamentação das faixas exclusivas de ônibus à direita é diferente dos corredores exclusivos, que são implantados à esquerda. Nas faixas exclusivas à direita é proibida a circulação de táxis. Eles são autorizados a acessar as faixas apenas para fazer embarque e desembarque de passageiros, mas não podem utilizar a via para circulação. Aqueles que circulam pela faixa exclusiva à direita cometem uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

O taxista deve ficar atento à sinalização para verificar o horário que cada faixa exclusiva de ônibus à direita está ativa. Durante o período em que a faixa exclusiva está em vigor, só é permitida a entrada na via (para embarque, desembarque de passageiros e conversões) na linha tracejada. Onde há guia rebaixada o taxista pode atravessar a linha contínua, desde que seja para entrar em garagens.

A Prefeitura de São Paulo pretende colocar em funcionamento até o final de 2013 um total de 240 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus. No início do ano a cidade tinha apenas 122 quilômetros. O número de agentes da CET que fiscalizam esses locais também aumentou, e foram aplicadas 39% a mais de multas, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os taxistas têm sido multados no embarque e desembarque, e também por transitarem, com ou sem passageiros. O serviço de táxi da cidade não tem sido visto pelos governantes como prioritário. Os agentes estão lavrando multas e, por falta de apoio político, os taxistas estão sofrendo as conseqüências.

Em 03/07 o vereador suplente Salomão Pereira enviou ofício ao Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, solicitando a liberação das faixas exclusivas de ônibus aos taxistas. “Apenas quem já foi taxista conhece as dificuldades dessa classe trabalhadora, que infelizmente não possui representantes políticos para lutar em seu favor. Mesmo como vereador suplente, trabalho incessantemente para facilitar a vida dos profissionais do táxi”, ressaltou Salomão.

Corredores de ônibus estão liberados para taxistas até setembro de 2014

Os táxis com passageiros estão autorizados a circular pelos corredores exclusivos de ônibus até 30 de setembro de 2014. Em vigor na cidade desde 2005, a liberação precisava ser renovada a cada seis meses.

Os corredores estão liberados para os taxistas sem limite de horário. As únicas exigências, no entanto, é que os vidros do veículo devem ser transparentes, sem aplicação de película de escurecimento (insulfilm), e é proibido o embarque e o desembarque de passageiros ao longo dos corredores de ônibus.
“Segundo a própria Secretaria de Transportes, a permissão de circulação dos táxis nos corredores é resultado de um estudo sobre a redução dos congestionamentos em São Paulo”, informou Salomão. “Os congestionamentos na cidade só têm aumentado, e não há sentido impedir a circulação de táxis nessas vias a partir de 2014. Vou lutar para que esse prazo seja prorrogado indefinidamente, e para isso preciso do apoio dos amigos taxistas nas próximas eleições municipais”, finalizou.

Prefeito Haddad afirma que ônibus terão prioridade na cidade

O prefeito Fernando Haddad reiterou mais uma vez sua decisão de priorizar os ônibus em entrevista sobre os primeiros resultados das faixas exclusivas à direita. Ele afirmou que “apesar de algumas críticas de motoristas de transportes individuais, os impactos são mais positivos do que negativos para a cidade e a maioria da população”.

 

Implantado no dia 5/8, o segundo trecho de faixas exclusivas do Corredor Norte-Sul dobrou a velocidade dos ônibus. O trecho de 10,4 quilômetros, que se soma a outros 2,1 km implantados no dia 29 de julho, começa no Túnel do Anhangabaú, passando pelas avenidas 23 de Maio e Washington Luiz, até 200 metros após a Roberto Marinho. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), no período da manhã, o crescimento da velocidade dos coletivos no trecho foi de 59,6% no sentido Centro e 17,5% no sentido Bairro.

 

Por outro lado, os taxistas e motoristas de carros particulares dizem que nas vias, já antes congestionadas, o trânsito piorou muito. A Avenida 23 de Maio é a campeã de reclamações. Em determinados horários, os carros levam mais de duas horas para fazer o percurso do centro até o aeroporto de Congonhas.

 

O prefeito Fernando Haddad disse que a criação das faixas exclusivas, sendo 100 km já implantados e a previsão de 220 km até o fim do ano, somados à construção de 150 km de corredores, reforça a priorização do transporte coletivo. “Muitas pessoas vão reconsiderar a utilização do carro para trechos rotineiros, como a ida ao trabalho, escola e universidade. Isso vai ser repensado. Se fosse simples já teriam feito. Mudar uma cultura não é simples. Nós temos de começar isso”, comentou Haddad.




 

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