Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Tire suas dúvidas sobre seguros para táxi

Muitos não sabem, mas o seguro de um táxi é diferente do seguro de um veículo particular

Na hora de fazer o seguro do carro, seu instrumento de trabalho, o taxista procura uma empresa confiável e com preços acessíveis. O sistema de seguros para táxis é completamente diferente dos seguros de carros de passeio, e optar pela contratação de uma corretora não especializada pode causar problemas sérios em caso de sinistro. Para tirar as dúvidas, a Folha do Motorista entrevistou Michel Monteiro da Silva, diretor da GNC (Gente Nossa Corretora de Seguros), corretora que está no mercado há 15 anos, e é especialista em táxis.

FM: Quais os principais cuidados que o taxista deva ter ao contratar um seguro?
Michel (GNC): O taxista tem receio de contratar seguros com uma seguradora desconhecida. Além de valores, um fator importante é a rapidez da seguradora na liquidação do sinistro. O táxi não pode ficar muito tempo parado, porque isso se traduz em prejuízo financeiro.

FM: Um taxista que não possui seguro para o carro está correndo riscos?
Michel (GNC): Ele está correndo todos os riscos, dele e de terceiros. O correto é o taxista sair da concessionária com o carro já segurado, e renovar esse seguro a cada vencimento. Hoje a porcentagem de taxistas que não fazem seguros diminuiu, mas alguns ainda optam por correr riscos e, do dia para a noite, podem ficar sem o seu instrumento de trabalho e ainda ter que arcar com prejuízos causados a outros.

FM: Pela sua experiência, quais os principais sinistros que ocorrem com os taxistas?
Michel (GNC): A maioria dos sinistros em táxis são colisões parciais. Mas, como hoje os veículos brancos estão novamente na moda, aumentaram os casos de roubos de táxis, principalmente dos carros mais luxuosos. Portanto é necessário o seguro, para garantir sua ferramenta de trabalho.

FM: O taxista que contrata um seguro em uma empresa não especializada no segmento taxista pode não ter as coberturas necessárias?
Michel (GNC): Sim. O seguro de um táxi é diferente do seguro de um carro particular, e existem diversos pontos específicos. Quando o taxista faz seu seguro com uma corretora que não é especializada no ramo, essa corretora pode, por falta de conhecimento e não por má fé, alocá-lo em uma empresa que não trabalha com táxis. O maior problema é com relação ao sinistro: na hora de liquidar um sinistro para táxi a burocracia é completamente diferente do que um sinistro de veículo particular. Se a corretora não é especialista em táxi, ela terá que aprender os caminhos, o que vai demandar tempo para a solução dos problemas e, conseqüentemente, o táxi ficará parado por um período maior.

FM: Quais os itens que devem constar em um seguro para táxis?
Michel (GNC): É importante o taxista contratar no seguro a cláusula de lucros cessantes (que nós chamamos de dias parados) e o seguro para os passageiros que estão dentro do táxi. Temos algumas outras coberturas que não são específicas para táxi, mas o taxista deve pensar em contratar, como por exemplo, a cobertura para terceiros. Se o taxista achar que o seguro completo ficará fora de seu orçamento, ele pode optar por fazer um seguro básico, em um primeiro momento, e nas renovações complementar esse seguro.

FM: Existe algum bônus para aquele taxista que possui seguro em outra corretora, mas deseja migrar para a GNC?
Michel (GNC): Quando o taxista possui um seguro e passa o ano inteiro sem nenhum tipo de sinistro, ele ganha um desconto da seguradora. Caso ele queira trocar de corretora ou mesmo de seguradora, ele leva esse bônus, que está vinculado ao CPF do titular do seguro. Além disso, se ele decidir realizar o seguro na GNC, ele ganhará os descontos concedidos pela nossa corretora. Com isso, o taxista fará seu seguro com valores bastante competitivos e, o mais importante, com as coberturas necessárias.

FM: Além do seguro de carro, com quais outros seguros a GNC trabalha?
Michel (GNC): Trabalhamos com diversos tipos de seguro, como o seguro de vida, residencial, empresarial e condomínio. Com relação ao seguro de condomínio, por exemplo: às vezes, o morador paga uma taxa muito alta de condomínio (em apartamentos ou casas), e isso acontece porque o seguro não foi bem contratado. As seguradoras nos oferecem descontos por conta da nossa produção com táxis, e esse desconto é repassado para o nosso cliente. Por isso, conseguimos um seguro de condomínio com um valor bastante atrativo.

FM: Você recomendaria algum outro tipo de seguro para o pai de família taxista?
Michel (GNC): O seguro de vida é um dos seguros mais importantes, mas culturalmente o brasileiro não tem o hábito de contratá-lo. É um seguro que não tem um alto custo, e deixa a família com certa tranqüilidade em um momento difícil. O taxista é um profissional que está sempre exposto aos riscos da rua, e ele deve pensar em deixar seus entes queridos respaldados em caso de fatalidade.

O seguro de vida permitirá que a família do taxista mantenha o padrão de vida por um tempo, até uma reestruturação e definição de quem irá dirigir o táxi e a resolução dos problemas com o inventário e o alvará. O seguro residencial também é muito indicado, porque é um seguro barato que conta com uma cobertura muito boa. Ninguém está livre de ter seu telhado danificado por um vendaval, ter um carro desgovernado derrubando o muro, incêndios, explosões (inclusive aquelas causadas por um vizinho).

FM: Os profissionais da GNC, especializados em táxis, podem dar o suporte que um taxista necessita em caso de sinistro?
Michel (GNC): Com certeza. Tanto em sinistros da apólice do próprio taxista ou da apólice de terceiros, os funcionários da GNC têm todo o conhecimento para passar as informações e ajudar a resolver os problemas. Trabalhar com táxis para nós é algo rotineiro, e estamos à disposição, tanto por telefone quanto pessoalmente.

GNC - Gente Nossa Corretora de Seguros:
Rua Dr. Bacelar 21 - Vila Clementino (ao lado do sindicato dos taxistas)
Telefone: 11 5572-3000/ E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
TAXISTA: FAÇA SEU SEGURO COM A GNC E GANHE UM BRINDE!

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 62 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital