Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Saúde

Profissionais expostos à poluição estão mais propensos a terem problemas de visão
Taxistas, agentes de trânsito e motoboys devem redobrar o cuidado com as vistas

Carla Guedes Ferreira

“Os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo”, a frase de Leonardo da Vinci, traduz com precisão a importância desse órgão para os seres humanos, principalmente taxistas e motoristas que dependem de boa visão para desempenhar sua profissão.

Responsáveis pela interação com o meio ambiente, a visão precisa de cuidados especiais, por isso é recomendado visitar um oftalmologista esporadicamente. A poluição do compromete a saúde dos olhos. “Profissionais que trabalham diariamente nas ruas, assim como, por exemplo, taxistas, agentes de trânsito e motoboys estão mais propensos a quadros de conjuntivite, alergia e síndrome do olho seco”, explica Leôncio Queiroz Neto, Oftalmologista do Instituto Penido Burnier Perito em Medicina do Trânsito e membro da (ABRAMET) Associação Brasileira de Medicina do Tráfego.

Segundo o médico, há evidências sobre alterações na saúde provocadas pela poluição que causam efeitos colaterais na visão, assim como alterações na pressão arterial que comprometo todos os órgãos, inclusive os olhos. “A falta de nutrientes na retina que, consequentemente, leva a morte das células é considerado o maior risco para a má circulação da saúde ocular”, avalia o especialista e ainda alerta a população a evitar fatores que coloquem em risco a integridade desse elemento. Afinal, essa membrana é responsável pela captação de luz e os recursos para sua recuperação ainda são escassos na oftalmologia, alerta. 

A poluição revela o especialista, pode acarretar queda na acuidade visual e, consequentemente, pode comprometer a realização de tarefas diárias, como dirigir, por exemplo. “Há casos de pacientes que ficam com sequelas irreparáveis na córnea porque demoram em procurar tratamento para conjuntivite”, explica o médico e orientando a pessoa a fazer compressas com água filtrada ao sinal de qualquer desconforto nos olhos. 

Recomendações

Para manter a visão saudável, de acordo com o médico, é necessário seguir algumas recomendações, como usar óculos escuros com filtro ultavioleta (UV); prevenir o ressecamento dos olhos com alimentação adequada, incluindo no cardápio fontes de ômega 3, como peixe; manter a higiene das mãos e lavar o rosto com freqüência; evitar tocar, coçar e compartilhar toalhas ou colírios. “A partir dos 40 anos, a pessoa deve realizar exames clínicos para identificar alterações importantes para a integridade da saúde da visão”, orienta o oftalmologista.

Em caso de sintomas de desconforto nas vistas, é recomendado consultar um oftalmologista. Nunca use colírios sem prescrição médica, pois dependendo do medicamento pode causar sérios danos à visão.


Mantenha a saúde dos olhos com alguns cuidados diários simples:

- Evite levar as mãos aos olhos, lave-as com freqüência;
- Em caso de penetração de poluentes, lave os olhos imediatamente;
- Evitar tocar ou coçar os olhos;
- Em casos de transpiração excessiva,  enxugue o suor com toalhas descartáveis;
- Não compartilhar toalhas ou colírios;
- Evite receitas caseiras;
- Consulte anualmente um oftalmologista. A partir dos 40 anos, faça exames clínicos para evitar doenças que podem comprometer a visão.



Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 30 visitantes e Nenhum membro online

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital