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Motorista aciona OnStar por comando de voz
O OnStar é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista mais de 20 serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade.
Basta pressionar um botão no retrovisor interno. A ação coloca o motorista conectado a uma central de atendimento que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, reservas e informações sobre situações de tráfego, atendimento a situações de emergência, entre outras situações.
Também é possível acionar o botão para pedir assistência mecânica, elétrica ou até mesmo médica em caso de problemas durante uma viagem.
O OnStar também avisa quando o automóvel está sendo furtado ou envolveu-se em um acidente que resultou na deflagração dos airbags. Permite comandar ações como travamento de portas, à distância. Os sensores espalhados pela carroceria são capazes de detectar situações de anormalidade e alertam o Centro de Atendimento. Outra funcionalidade é permitir ao proprietário saber a localização do veículo.
“Pesquisas internacionais mostram que os consumidores já consideram os itens tecnológicos do veículo mais relevantes do que a potência do motor”, comenta William Bertagni, vice-presidente de engenharia da General Motors América do Sul.
No Cobalt 2016, a Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar por 12 meses. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.
Celular
O sistema MyLink 2 permite ao motorista ditar mensagens que são escritas e enviadas ao celular de outra pessoa. Por meio de voz, também pode acessar aplicativos de música online, o Google Maps, informações sobre a condição do trânsito, entre outras. Além de novas funcionalidades, como os sistemas Android Auto, da Google, e CarPlay, da Apple.
O sistema multimídia é intuitivo. Para o motorista, isto significa maior integração entre as funções do smartphone e do carro, já que o sistema permite a operação do telefone celular diretamente na tela da central multimídia.
“Essa integração ocorre de forma mais simples e segura pois diversas funções podem também ser acionadas por comando de voz, o que ajuda o condutor a manter-se focado no trânsito e com as mãos no volante”, explica William Bertagni, vice-presidente de engenharia da GM.
Com a nova tecnologia é possível ditar e ouvir mensagens de texto por meio do sistema de áudio do veículo, obter itinerários, consultar condições de trânsito, fazer buscas de restaurantes e outros pontos de interesse e até mesmo acessar aplicativos, entre eles o WhatsApp e o Skype, de mensagens, e o Spotify e o TuneIn, de músicas online.
A comunicação entre os ocupantes e o atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones do sistema “hands-free” do carro.
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