![]() |
Folha do Motorista SP Edição online | Edições em PDF |
![]() |
Folha do Motorista RJ Edição online | Edições em PDF |
Rio de Janeiro se prepara para ter um novo meio de transporte público
A Prefeitura do Rio está prestes a colocar em operação o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que vai mudar a rotina do carioca no Centro da Cidade. Os pontos de táxi que atuavam na Avenida Rio Branco, por exemplo, deixam de existir e o motorista terá que conviver com a circulação desses “bondes”, como a população tem se referido ao projeto.
Os carros e o VLT vão circular juntos. Estações são programadas para a Rodoviária e o Aeroporto Santos Dumont, locais de grande concentração de táxis. O passageiro terá opção de mais um veículo para chegar aos pontos do Centro.
A campanha educativa "Olho no VLT", começa a ser veiculada e pede atenção redobrada, tanto por parte de motoristas quanto de pedestres. O objetivo é alertar a população para os possíveis acidentes. Os trens são silenciosos e vão circular por áreas com grande fluxo de pessoas e carros.
O VLT liga a Rodoviária ao Aeroporto Santos Dumont, passando or diversas áreas do Centro, santo Cristo e Região Portuária. Serão 18 paradas em todo o trajeto.
O sistema não terá cobradores. Serão os passageiros que terão que validar a passagem nos terminais localizados no interior do veículo. Isto representa uma mudança de cultura.
Os condutores dos veículos do sistema VLT passaram por treinamento na França. Eles viram na prática o funcionamento e a interação entre veículo e população. No Rio, passaram a treinar em um simulador.
Detalhes
Uma das fontes de alimentação de energia do VLT é o terceiro trilho. De acordo com a divulgação do sistema, não há risco de choque para apopulação. Um mecanismo faz com que a energia seja acionada apenas quando o trem estiver passando.
Temos 16 visitantes e Nenhum membro online
Links Interessantes: Coruja Feed | Agência Igloo Digital