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O Senado aprovou o texto-base do PLC 28/2017, que regulamenta o transporte remunerado privado de passageiros por aplicativos, como o prestado pela Uber, por 46 votos a 10 e uma abstenção.
Emendas votadas suavizaram o texto base, mas farão o projeto voltar para a Câmara para análise dos deputados.
Os Senadores retiraram a obrigatoriedade da placa vermelha, e dispensou a regra exigindo que o motorista fosse dono do veículo. Além disso, não será necessário obter autorização da prefeitura para atuar em apps de transporte.
| COMO ERA O TEXTO DA CÂMARA | |
| Placa vermelha | O texto original estabelecia que os veículos dos aplicativos deveriam ser classificados como carro de aluguel e utilizar placas vermelhas, assim como os táxis. | 
| Documento do carro | O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) deveria estar no nome do motorista dos aplicativos. | 
| Autorização prévia da prefeitura | Os motoristas dos aplicativos precisariam de licenças específicas das prefeituras para rodar. | 
| Corridas intermunicipais | Uma das emendas permitia aos táxis fazerem viagens em outros municípios. | 
| COMO FICOU O TEXTO DO SENADO | |
| Placa vermelha | O trecho foi derrubado pelos senadores. | 
| Documento do carro | O trecho foi derrubado pelos senadores. | 
| Autorização prévia da prefeitura | Segundo o relator, Eduardo Lopes (PRB-RJ), não haverá necessidade de licenças pelas prefeituras, às quais caberá somente fiscalizar o serviço; para isso, as empresas deverão fornecer um banco de dados, com os nomes dos motoristas e a quantidade de veículos. | 
| Corridas intermunicipais | A redação não incluía os aplicativos e foi rejeitada. Assim, segundo o relator, estão autorizadas as viagens intermunicipais para os aplicativos; táxis continuam proibidos. | 
A regulamentação de aplicativos de transporte privado como a Uber é alvo de polêmicas no Brasil e no mundo desde sua implantação. Os taxistas, defendem que empresas como Uber, Cabify e 99 sejam submetidas as mesmas regras impostas a categoria.
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