![]() |
Folha do Motorista SP Edição online | Edições em PDF |
![]() |
Folha do Motorista RJ Edição online | Edições em PDF |
Na sexta reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito, que ocorreu em 26 de março, o Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, defendeu estudos para a criação de uma “segunda faixa” nas principais avenidas de São Paulo. Essa faixa seria utilizada apenas para a circulação de táxis, carros com mais de um ocupante e ônibus fretados.
A implantação dessas faixas seria feita em vias com pelo menos três faixas, onde já há faixas exclusivas para ônibus. Desta forma, os ônibus também poderiam utilizá-las para fazer ultrapassagens.
Jilmar Tatto, no entanto, ressaltou que a proposta precisa ser mais bem estudada e discutida entre a sociedade. “Ainda precisa de muito debate. E isso só seria tocado depois de uma série de medidas que estamos tomando, como obras pontuais, sinalização de vias e a fiscalização dos táxis nos corredores”.
Ônibus Fretados
O Secretário disse que uma comissão, formada por membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, vai se reunir, ao longo de abril, para discutir medidas para a volta dos ônibus fretados ao centro da cidade. “Nos corredores, acho difícil que eles possam circular. Mas estamos abertos ao debate”, disse o secretário.
Táxis
O secretário afirmou também que a Prefeitura estuda liberar a circulação de táxis na faixa exclusiva de ônibus da Avenida Luiz Dumont Villares, na zona norte.
Questionado também sobre a possibilidade de expandir o uso de mais faixas pelos táxis, o secretário enfatizou que observações feitas até o momento mostram que é possível o uso das faixas já liberadas, assim como o uso dos corredores por esses veículos, só nos períodos entrepicos.
Tatto ressaltou, porém, que nada mudará antes de 14 de abril, quando as medidas entram em vigor oficialmente e a CET iniciará a aplicação de multas para quem desrespeitar as novas regras.
Fonte: Estadão
Temos 6 visitantes e Nenhum membro online
Links Interessantes: Coruja Feed | Agência Igloo Digital