Desafios da tecnologia

A tecnologia invade vários campos da vida social. Desenvolvida para facilitar o dia a dia de cada cidadão, muitas vezes causa prejuízos e alteração nas relações de trabalho entre pessoas.


Quando é aplicada em atividades como as esportivas, a tecnologia passa a ser benéfica. Indicar se uma bola de futebol entrou ou não em um gol certamente esclarece dúvidas. Este é um exemplo de como o desenvolvimento tecnológico e científico pode ajudar a sociedade.


Há exemplo de desenvolvimento técnico em diversos setores. A saúde pública sempre se beneficiou do avanço do conhecimento humano e da aplicação desses conhecimentos. Desde a invenção da roda até a criação dos modernos chips, a humanidade tem se beneficiado deste avanço.


Mas nem sempre podemos dizer que o avanço tecnológico beneficia a todos os seres humanos. Especificamente, os taxistas vêm se defrontando com mudanças importantes no setor provocadas pelo uso de aplicativos para a chamada de táxi.


Inicialmente o baque maior foi sobre as cooperativas e associações de táxi. Muitas dessas organizações se viram ameaçadas. Algumas delas estão prestes a fechar as portas. O público aderiu ao fato de poder chamar o táxi mais próximo por meio da internet. A novidade avançou em poucos meses e pegou os tradicionais cooperativados de surpresa.


Depois do susto, veio a adaptação. Cooperativas, associações e pontos passaram a adotar aplicativos próprios. Boa solução para a redução de custos. A iniciativa deu uma sobrevida às cooperativas que desenvolveram sistemas próprios.


Mas, como tudo neste mundo tecnológico avança a passos velozes, logo veio a nova ameaça: os aplicativos de carona. Concorrendo de modo desleal com os taxistas legalizados, esses sistemas chegam a utilizar veículos comuns como serviço e táxi. A deslealdade está no fato de que um aplicativo de carona cria um sistema de transporte sem fiscalização. Ao passo que taxistas não escapam do pagamento de taxas e impostos.


Os órgãos públicos precisam analisar bem a ação desses aplicativos. Alguns deles são úteis ao sistema. Outros podem ser prejudiciais, já que não há garantias e segurança para o passageiro que utiliza estes serviços. Sem o controle público, certos tipos de aplicativos favorecem a pirataria e põe o passageiro em risco.


A tecnologia é como uma faca afiada. Pode auxiliar os trabalhos como pode prejudicar vidas. Está na hora de pensarmos em regulamentar o uso de aplicativos no setor do táxi.

Visitantes online

Temos 17 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital