Profissionais autônomos lamentam não ter o 13º salário

O clima festivo do final de ano é muito bom. Mas há um lado do Natal que merece reflexão: as despesas extras. Todos gostam de receber presentes, mas é necessário presentear, e os gastos que vêm com esse costume têm no 13º salário o seu alicerce. Para a maioria da população que é assalariada o dinheiro extra serve exatamente para cobrir a despesa a mais, mas para outra grande parcela, que ganha a vida como autônomo, o fim de ano pode não ser tão agradável.


Os taxistas da cidade de São Paulo há muito tempo reivindicam que, no mês de dezembro, seja autorizado o uso da bandeira dois em todos os horários. A medida seria uma forma de garantir o 13º salário que esses profissionais não possuem, e ter um Natal e Ano Novo mais tranqüilo juntamente com suas famílias. Porém, mais um ano está chegando ao fim, e essa medida ainda não foi colocada em prática.


Os passageiros que usam o táxi continuarão a utilizá-lo, mesmo com a bandeira dois. O perfil das pessoas que se servem deste meio de transporte faz com que o aumento temporário de tarifa não interfira em suas escolhas. Os usuários geralmente são economicamente privilegiados, pessoas que precisam chegar a locais não atendidos pelo transporte coletivo, que priorizam o conforto, com mobilidade reduzida ou aqueles que têm pressa.


Várias capitais e cidades do Brasil decretaram a bandeira dois do dia 1º a 31 de dezembro deste ano. São Paulo não está entre elas, já que aqui não há políticos que realmente se importem com a categoria e a defendam. Em época de eleições é comum ouvir pelas ruas a famosa frase: “eu não gosto de política”. Porém, em momentos como esse, possuir um legítimo representante da categoria mudaria a situação.


Gostar ou não de política é uma opção. Mas é dever de todos os taxistas pesquisar e votar bem. Desperdiçar um voto pode trazer conseqüências sérias, individuais e para toda uma categoria de trabalhadores. É o político eleito pelo seu voto que pode melhorar o atendimento no hospital que seu filho irá buscar socorro, que pode colocar mais polícia nas ruas para garantir a segurança de sua esposa e que pode dar a você conquistas salariais decentes.

 

Visitantes online

Temos 58 visitantes e Nenhum membro online

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital