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Tarifa de táxi em SP está defasada em 27%

Salomão reforça pedido de aumento ao Secretário de Transportes
                 

O último reajuste de tarifa do serviço de táxi da cidade de São Paulo ocorreu em janeiro de 2011. O índice de inflação acumulado desde essa data, incluindo o primeiro trimestre de 2014, está em 26,32%. O aumento autorizado em janeiro de 2011 foi solicitado no início de 2010, e teve como base o ano de 2009.


Salomão Pereira, representando os taxistas pela Associação dos Coordenadores e Permissionários em Pontos de Táxi de São Paulo (Coopetasp), encaminhou ofício e planilha de custo detalhada ao Secretário de Transportes, Jilmar Tatto, relatando todos os gastos dos taxistas com manutenção do veículo, combustível e despesas familiares.


“A política de reajuste de tarifa do serviço de táxi da capital, adotada pela Secretaria de Transportes, está errada. Acumular vários anos e depois reajustar abaixo do que deveria prejudica a categoria com a perda de poder aquisitivo. Hoje, a tarifa não pode ser reajustada abaixo dos 27%, para cobrir apenas a inflação acumulada”, afirmou Salomão Pereira.


Na cidade do Rio de Janeiro o serviço de táxi foi reajustado em 2012, e o último aumento ocorreu no início deste ano. Em 2012, o reajuste foi de 10%, e este ano ficou em 11,9%. O valor da bandeirada no Rio está em R$ 4,80, mais baixo do que em São Paulo, mas com um diferencial: em determinados bairros é utilizada a Bandeira 2.


Salomão Pereira lembra que, mesmo encaminhando ofício e planilha de custo detalhada ao Secretário de Transportes, é necessário cobrar para a questão não ser esquecida. “Se eu estivesse na Câmara Municipal, estaria à frente dos interesses da categoria. No momento, não tenho outra solução a não ser encaminhar o pedido e aguardar a boa vontade do secretário”.


Não só a política do poder público está errada, como também a postura dos representantes da categoria. “O secretário e o prefeito não vão ligar convidando para uma reunião para decidir o valor da tarifa. Tenho encaminhado sempre a planilha, mas não sou convocado para discutir o assunto. Porém, o último aumento foi decidido com base na planilha que eu apresentei”, questionou Salomão.  


“Há falta de interesse dos representantes da categoria. Não é a Copa do Mundo que travou o aumento de tarifa. A Copa seria um argumento para aumentar a tarifa, porque a cidade de São Paulo receberá turistas de vários lugares do mundo. O errado é deixar o taxista com uma defasagem de 30%. Os táxis são apreendidos por qualquer motivo, e nem sempre o taxista ganha para atender as exigências”.


Taxistas procuram a redação da Folha do Motorista e a sede da Coopetasp diariamente solicitando apoio sobre o reajuste. “O que está ao meu alcance tem sido levado a conhecimento das autoridades, mas compete a eles atender ou não. Como tudo em nosso país funciona sobre pressão, talvez esteja faltando pressão da categoria”.


A falta de aumentos fez com que o taxista perdesse seu poder de compra. Para exemplificar, o litro da gasolina custava entre R$ 2,599 a R$ 2,799, e hoje está entre R$ 2,899 e R$ 3,10. O álcool, que era vendido entre R$ 1,399 a R$1,599, hoje está entre R$ 1,899 a R$ 2,00. O gás natural veicular (GNV), que ainda é o combustível mais barato, na maioria dos postos custa quase o valor do álcool. Para lavar um carro uma vez por semana, se gasta R$ 120 ao mês. E assim o custo de vida do taxista vai ficando insustentável.


Tabelas grátis para todos


Além disso, Salomão Pereira colocou a Coopetasp à disposição para confeccionar as tabelas com os novos valores, com distribuição gratuita aos taxistas pelas associações, cooperativas, empresas de táxi, sindicato e DTP.


A medida tem o objetivo de evitar a exploração de cobrança por par de tabelas, como ocorreu em outras ocasiões.


Veja abaixo oficio encaminhado por Salomão Pereira ao Secretário de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto


Sr. Secretário:


Como presidente da Associação dos Coordenadores e Permissionários em Pontos de Táxi de São Paulo (Coopetasp), representando cerca de 4.500 taxistas associados e muitos outros que têm nos procurado, encaminho a Vossa Excelência a planilha de custo operacional por táxi e diversas outras despesas (combustível e pessoais) dos taxistas da capital paulista.


Para vosso conhecimento, o último reajuste de tarifas concedido pela Prefeitura ocorreu na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab, em dezembro de 2010, começando a vigorar em janeiro de 2011.
O aumento autorizado nesta data ocorreu com base em planilha apresentada do ano base 2009. Portanto, o serviço de táxi de nossa cidade está com uma defasagem acumulada dos últimos quatro anos, juntamente com o primeiro trimestre de 2014, em 26,32%.


Devemos levar em conta que neste período todo o custo operacional do taxista aumentou, como combustível, manutenção do veículo e valor dos veículos novos. Como exemplo cito os novos modelos da GM, os mais usados pelos taxistas, que foram reajustados em 15%. Desta forma, o ganho do taxista vem ficando cada vez mais baixo.


Portanto, solicitamos um repasse de 27% no valor da tarifa do serviço de táxi da cidade de São Paulo. Esse reajuste ainda está bem abaixo do que o taxista deveria ganhar para suprir todos os custos.


A Coopetasp coloca-se à disposição da administração para confeccionar as tabelas e distribuí-las gratuitamente para todos os taxistas de nossa cidade, sócios e não sócios da Associação. As tabelas também poderão ser distribuídas pelo DTP, associações e empresas de rádiotáxi, sindicato da classe, ou onde for determinado pelo poder público.


Assim, evitaremos a exploração da cobrança por um par de tabelas, como ocorreu nos aumentos anteriores, onde a entidade da classe cobrou do taxista R$ 33, sendo que o custo não chegou a R$ 0,30 o par.


Inflação acumulada de 2010 a 2014:
2010 - 5,90%
2011 - 6,50%
2012 - 5,83%
2013 - 5,91%
2014 - 2,18% (primeiro trimestre)
Total acumulado - 26,32%


Para cobrir a defasagem na tarifa do serviço de táxi da cidade com reajuste de 27%, os novos valores serão os relacionados a seguir:


Categoria Comum
Bandeirada - de R$ 4,10 para R$ 5,20
Quilômetro rodado - de R$ 2,50 para R$ 3,18
Hora parada - de R$ 33,00 para R$ 41,90

 

Categoria Especial
Bandeirada - de R$ 5,13 para R$ 7,80
Quilômetro rodado - de R$ 3,13 para R$ 4,77
Hora parada - de R$ 41,25 para R$ 62,85

 

Categoria Luxo
Bandeirada - de R$ 7,50 para R$ 10,40
Quilômetro rodado - de R$ 4,65 para R$ 6,36
Hora parada - de R$ 74,25 para R$ 83,80

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