Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Vereador quer táxis com tarifa 25% mais barata

Está em tramitação na Câmara dos Vereadores de São Paulo o projeto de lei 205/2014, de autoria do vereador do PT, Jair Tatto, que cria uma nova categoria no serviço de táxis: “os táxis populares”.


De acordo com a proposta, os táxis populares teriam apenas duas opções de tarifas, por bandeirada e quilômetro rodado, que deverão ser 25% mais baratas que a dos táxis comuns. A exploração desse tipo de transporte será realizada por meio de autorização da prefeitura, e o profissional deverá ser autônomo e usar o próprio veículo, de cor amarela.


Na justificativa, Tatto afirma que o “projeto de lei assegura a ampliação do acesso a população ao transporte por meio de táxis, ao reduzir os valores pagos por esse serviço, além de promover a geração de novos empregos”.

    
Proposta do vereador Tatto é uma releitura do projeto “Taxi Amigão”


O projeto do vereador Jair Tatto é semelhante a um projeto da prefeitura de São Paulo em 2009, que não deu certo. Criado pelo ex-secretário de transportes da gestão Kassab, Alexandre de Moraes, os táxis do sistema “Táxi Amigão” davam desconto de 30% nas viagens no período noturno, nos finais de semana e véspera de feriados, visando reduzir acidentes de trânsito decorrentes da ingestão de bebidas alcoólicas.


Os veículos que aderiam ao “Táxi Amigão” eram identificados por selos e pelo luminoso verde, e contavam com pontos exclusivos. A categoria não apoiou o projeto, e divergências foram criadas entre taxistas e passageiros, que solicitavam a tarifa reduzida em veículos que não faziam parte do projeto.


Vereador Jair Tatto não responde aos questionamentos da Folha do Motorista


Em 08 de agosto a redação da Folha do Motorista entrou em contato com a assessoria de imprensa do vereador Jair Tatto para esclarecer alguns pontos do Projeto de Lei dos Táxis Populares. As perguntas foram enviadas por e-mail, mas até o fechamento desta edição não recebemos resposta.


Entre outras questões, a Folha do Motorista perguntou ao vereador se não seria mais viável investir na melhora da qualidade do transporte coletivo, ao invés de colocar nas ruas 3.000 táxis populares com tarifa reduzida.


Na elaboração do projeto não está claro como será o processo de obtenção de um alvará de estacionamento para um táxi popular. Além disso, como os alvarás dos táxis populares serão válidos por 35 anos, haverá a possibilidade de um taxista desta categoria migrar para outras categorias? E em relação às transferências?


Os taxistas ouvidos pela Folha do Motorista são contra a criação dos táxis populares, por considerarem uma concorrência desleal, já que a tarifa desses veículos será 25% menor. Foi dada ao vereador Tatto a oportunidade de falar diretamente com a categoria através do jornal, mas o vereador não se posicionou.


“Porque o nobre vereador não direcionou o seu projeto para o transporte coletivo, criando linhas de ônibus com tarifas 25% mais baratas?”, questionou Salomão Pereira, editor da Folha do Motorista e vereador suplente da cidade de São Paulo.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 16 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital