Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Antes de sair de férias, elimine os criadouros do Aedes Aegypti

Todos devem adotar as medidas de prevenção em casa para evitar a proliferação do mosquito antes de sair de férias
    

Aedes AegyptiAs medidas de combate ao Aedes Aegypti devem ser reforçadas nas férias, período marcado por chuvas e com maior circulação de pessoas. Para reforçar a importância de eliminar os focos do mosquito, o Ministério da Saúde recomenda aos viajantes que, antes de saírem de suas casas, façam uma vistoria para eliminar os recipientes que possam acumular água parada e servir como criadouro do mosquito.


O ciclo de reprodução do mosquito, do ovo à forma adulta, pode levar de 5 a 10 dias. Por isso, mesmo em uma viagem curta, é preciso estar atento. Um balde esquecido no quintal ou um pratinho de planta na varanda do apartamento, após uma chuva, podem facilmente se tornar um foco do mosquito e afetar toda a vizinhança. É importante verificar se a caixa d’água está vedada, a calha totalmente limpa, pneus sem água e em lugares cobertos, garrafas e baldes vazios e com a boca virada para baixo, entre outras pequenas ações que podem evitar o nascimento do mosquito.


Os ovos do mosquito podem ficar aderidos às laterais internas e externas dos recipientes por até um ano sem água. Se durante este período os ovos entrarem em contato com água, o ciclo evolutivo recomeça e, consequentemente a transmissão. Por isso, é necessário lavar os recipientes com água e sabão, utilizando uma bucha. Não importa se você mora em casa ou apartamento, o mosquito Aedes aegypti pode encontrar um recipiente com água parada para depositar os ovos e se reproduzir. São suficientes 15 minutos por semana para fazer a vistoria em toda casa e eliminar todos os possíveis focos do mosquito.
    

Combate ao Aedes Aegypti


Nessa época de chuvas é hora de redobrar a atenção no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor dos vírus responsáveis por doenças como a dengue, febre amarela e chikungunya. Além disso, o mosquito também é o responsável pelo surto de microcefalia, pela transmissão do zika vírus.


Em 27 de novembro o Comitê Civil Contra a Dengue, coordenado pelo médico vereador Gilberto Natalini, realizou uma ação nas ruas do centro, distribuindo folhetos sobre como evitar a proliferação do mosquito. Ao lado de Natalini e dos vereadores Cabrabom e Jonas Camisa Nova, o vereador Salomão Pereira esteve presente conversando com a população.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 12 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital