Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Prefeitura lança consulta pública sobre novos modelos de transporte

Medida busca ouvir população sobre Carona Solidária e aplicativos como o Uber. Taxistas protestaram.


Consulta PúblicaA Prefeitura de São Paulo lançou, em 29 de dezembro, uma consulta pública com o título “Decreto de Regulação da Exploração Econômica do Uso Intensivo do Viário Urbano”. Em resumo, a administração municipal quer saber a opinião das pessoas em relação a outros meios de transporte, como o Uber. O texto da proposta está disponível no site da Prefeitura até 27 de janeiro.


Rodrigo Pirajá, presidente da empresa SP Negócios, é o autor da proposta. Ele comanda um grupo de trabalho criado para compatibilizar os novos serviços e tecnologias com a legislação de táxi da capital paulista.


“O que a Prefeitura fez hoje foi um convite ao debate, uma consulta sobre uma minuta de decreto que busca modernizar São Paulo, ampliando os serviços disponíveis, respeitando as categorias pré-existentes, sobretudo os taxistas, que estão preservados e até protegidos com a regulamentação, e disciplinando uma atividade que hoje é clandestina e que tem que ser trazida para a legalidade com regras claras”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.


De acordo com a proposta as empresas de aplicativos terão que ser cadastradas como Operadoras de Transporte Credenciadas (OTCs) e deverão adquirir créditos de quilômetros para operar. Esses créditos serão disponibilizados pela Prefeitura e terão o preço regulado de acordo com horários de utilização, área de atuação e distância percorrida.


Os apps terão que permitir que até quatro passageiros dividam um veículo durante o trajeto, ajudando a reduzir a quantidade de carros nas ruas e contribuindo para a melhoria do trânsito. Para isso, terão que criar mecanismos para que os destinos dos usuários se conectem.


Além dos serviços de transporte individual, a minuta de decreto também trata da Carona Solidária, uma forma de compartilhar os custos das viagens entre motoristas e passageiros sem fins lucrativos. Nesse caso as OTCs poderão cobrar uma tarifa apenas pelo serviço de intermediação entre motoristas e passageiros, e deverão garantir que não haja valores envolvidos na transação.


Taxistas protestaram contra a minuta de decreto


Cerca de 300 taxistas realizaram um protesto contra a minuta de decreto que busca regulamentar os novos modelos de transporte na cidade. Eles se concentraram no Viaduto do Chá, em frente à sede da Prefeitura, e soltaram rojões para mostrar indignação com o ato que busca legalizar aplicativos que trabalham com carros particulares.


Os taxistas esperavam ser recebidos pelo Prefeito Fernando Haddad, mas a manifestação se dispersou antes das 13 horas sem a realização da reunião. Porém, em 07 de janeiro líderes da categoria conseguiram uma audiência com o Prefeito para tratar sobre o assunto, mas até o momento não há indícios de que a administração municipal irá recuar.


Qualquer pessoa pode sugerir alterações ao projeto da Prefeitura no site: http://consultausointensivoviario.prefeitura.sp.gov.br/

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 19 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital