Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Câmeras nos táxis foi destaque no Feirão do Táxi, realizado dia 05

Sistema inibe bandidos que têm

interesse em assaltar o taxista

 

Foi apresentado aos taxistas que participaram do Feirão do Táxi, realizado dia 5 de outubro, o sistema de instalação de câmera que transmite para uma central, em tempo real, todos os passageiros que entram no táxi. Segundo os próprios taxistas, vários profissionais são assaltados todos os dias, e parte deles não registram Boletim de Ocorrência devido à demora nos Distritos Policiais. Apenas nos quatro primeiros meses do ano 2013, 16 taxistas foram assassinados por bandidos, e até o momento ninguém foi preso.

     

Segundo Salomão Pereira, presidente da Coopetasp, editor da Folha do Motorista, vereador suplente e idealizador do projeto, o sistema de câmera vai inibir os bandidos que terão suas imagens registradas assim que entrarem no carro. No Feirão cerca de 50 taxistas, após observarem a perfeição das imagens, preencheram a ficha de instalação.

    

Também no Feirão foram sorteadas cinco instalações completas do sistema de câmeras para os taxistas presentes. O taxista Sérgio Braidotti, na praça há 33 anos, foi um dos ganhadores, e declarou que já havia decidido instalar a câmera no seu táxi. “Foi uma sorte muito grande ter sido sorteado. Eu vou comprar meu carro novo e quero que ele tenha o sistema de segurança. Já fui assaltado muitas vezes, e como meu filho agora irá começar a trabalhar, vou me sentir mais seguro. Não quero que aconteça com ele o que já aconteceu comigo. A câmera irá fazer com que os malandros pensem suas vezes antes de assaltar um taxista”.

    

Através da Coopetasp, o taxista recebe o aparelho smartphone em sistema de comodato, por meio de um contrato entre a Coopetasp e a operadora Claro. “Já temos vários táxis circulando na cidade de São Paulo com câmera de segurança. A apresentação de um táxi no Feirão com câmara instalada teve como objetivo mostrar ao taxista o funcionamento do sistema. Os taxistas puderam entrar no carro e em seguida ver sua imagem em um terminal que foi montado para esta finalidade”, lembrou Salomão.

    

“Pude notar que várias esposas de taxistas pediram aos seus maridos para instalar a câmera no táxi. Elas entenderam que o sistema vai contribuir com a segurança, porque os passageiros mal intencionados deixarão de entrar no táxi quando notarem o adesivo informando que o carro está sendo monitorado por imagens. Além disso, não adianta roubar o aparelho ou até mesmo o carro, porque qualquer anormalidade no táxi será registrada”, esclareceu Salomão.

     

O taxista Antonio Carlos Paiva Maniçoba, conhecido como Paiva, vítima de diversos assaltos, já roda pelas ruas com a câmera instalada em seu táxi. Ele disse que até o comportamento do passageiro é alterado quando percebe que o veículo está sendo monitorado com registro de imagem enviada para uma central. Segundo ele, no último assalto sofrido recentemente, um casal saiu de um hipermercado com várias sacolas com compras. A moça, loira e bonita, após um período dentro do táxi anunciou o assalto e apontou um revólver. “Eu jamais iria desconfiar de pessoas como eles, que certamente continuam assaltando outros taxistas”.

    

Paiva diz também que a polícia não realiza mais revistas em táxis. “Até um tempo atrás a polícia parava os táxis e revistava, principalmente à noite e em pontes e viadutos. Hoje não se vê mais este tipo de abordagem. Nós temos que procurar meios para inibir a ação dos bandidos. A ousadia do bandido é tanta que ele assalta a luz do dia, em qualquer lugar. Como câmera no táxi ele vai pensar duas vezes”, concluiu.

 

      Entenda como funciona a câmera de segurança

    

Um smartphone é colocado em um suporte, próximo ao pára-brisa do veículo. O taxista acionará um botão discretamente ao ligar o taxímetro e imediatamente as imagens começarão a ser gravadas. Elas ficarão armazenadas em uma central de monitoramento, fora do país.

    

O aparelho smartphone será fornecido em comodato, e o taxista irá assinar um contrato de responsabilidade com a operadora de celular, a Coopetasp e a empresa que criou o software. O custo para a instalação do equipamento é R$ 250, mais R$ 110 por mês.

 

Os taxistas interessados devem entrar em contato com a Coopetasp:

Telefone 2081-1015 / E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 226 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital