![]() |
Folha do Motorista SP Edição online | Edições em PDF |
![]() |
Folha do Motorista RJ Edição online | Edições em PDF |
Veículos que dispensam motoristas chegam ao mercado em dez anos e podem ser nova ameaça à profissão.
O carro autônomo é um veículo que dirige sozinho, usando computadores que interpretam dados enviados por radares e sensores para detectar o trânsito ao redor, obstáculos na via e determinar o caminho a ser seguido, a velocidade, entre outros. Existe uma corrida entre as empresas desde Alphabet, controladora do Google, a Uber Technologies e Tesla Motors, que estão competindo para ser a primeira a lançar um veículo que ande sozinho.
Apesar da previsão de chegada desses veículos às concessionárias estar prevista para a próxima década, o assunto já levanta discussões. Uma pesquisa feita pelo site Instacarro aponta que 55,6% comprariam o auto, enquanto 11% dos acham a opção perigosa e 88,9% afirmam que o Brasil não está preparado para receber essa modernidade sem antes reformar ruas e estradas.
A Google é a empresa com a produção mais avançada, tendo criado os seus próprios veículos e realizado diversos testes há alguns anos, nos Estados Unidos.
O envolvimento da Uber na produção dos carros autônomos prova, mais uma vez, seu total descaso com os motoristas. Apesar de o projeto estar em fase inicial, os taxistas devem se preparar para essa nova ameaça, que já está sendo testada nos Estados Unidos e na Europa e deve chegar ao Brasil em cerca de dez anos.
Para enfrentar a tecnologia, os taxistas devem investir em um tratamento humanizado e de alta qualidade, pois esse é um fator que nenhum aplicativo poderá oferecer.
Temos 23 visitantes e Nenhum membro online
Links Interessantes: Coruja Feed | Agência Igloo Digital