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Para que não haja contratempos é fundamental uma revisão no automóvel.
Pneus: Todos os pneus devem ser inspecionados, inclusive o estepe, se houver algum pneu com problemas como bolhas, desgaste acentuado ou irregular, este pneu deve ser substituído imediatamente, pois não apresenta um nível de segurança aceitável para a viagem.
Deve-se checar a pressão dos pneus e atentar à quantidade de passageiros e bagagem que o carro irá carregar, pois quase todos os modelos exigem pressões diferentes para estas condições.
Rodas: Faça uma análise visual nas rodas, em caso de rodas amassadas, enferrujadas ou trincadas, deve ser feito o reparo ou em algumas situações a substituição da roda.
Triângulo, macaco e chave de roda: Verifique se estes itens estão no veículo e se estão em condições de uso.
Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas: A realização destes serviços se faz necessário, pois seus sintomas costumam aparecer somente em velocidades mais altas, como por exemplo, vibrações ao volante e o carro puxando para um dos lados, geram muito desconforto durante a viagem.
Barulhos na suspensão: No caso de rangidos, batidas secas ou barulho como se fosse algo frouxo devem ser verificados, muitas vezes são folgas ou defeitos em peças que garantem uma boa dirigibilidade e estabilidade do veículo.
Fluidos: Para evitar falhas no motor, no sistema de freios e no câmbio durante a viagem é importante checar o nível e a validade de todos os fluidos e filtros dos veículos. Verificar possíveis vazamentos no líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem. Se o prazo de troca de filtros e fluidos estiver próximo, não há mal em adiantá-lo.
Sistema elétrico: Confira se as lanternas, faróis e piscas estão funcionando corretamente e se não há lâmpadas queimadas.
Sistema de limpeza dos vidros: Verifique o funcionamento dos limpadores e desembaçadores, confira o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas. Limpe bem os vidros, pois a sujeira reflete luz e dificulta a visão.
Freios: Faça uma revisão completa em todo o sistema de freio, dianteiro e traseiro, garantindo que todos os componentes estejam em perfeito funcionamento. A troca do fluído de freio deve ser feita de tempos em tempos conforme recomendação das montadoras, que pode ser feita a partir de 10.000 km ou dois anos.
Correia dentada: A substituição preventiva desse elemento, segundo os fabricantes, deve ser efetuada (em média) a cada 50 mil km. Mas uma verificação em cada 15 mil km pode apontar trincas e desgastes indicando a necessidade de troca. O rompimento desta peça pode danificar gravemente o motor.
A recomendação é realizar as verificações a cada 10.000 km ou quando for identificado algum sinal de falha.
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