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Correio

Taxista reclama publicamente dos excessos na fiscalização.


“...Como os taxistas estão sofrendo por vários motivos, aproveito para relatar alguns acontecimentos oriundos da categoria.


“O táxi amarelinho tem duas faixas, uma em cada lado de cor azul, dando condição de parar tanto na direita quanto na esquerda. O DENATRAN informa que o veículo de utilidade pública pode deixar o passageiro soltar pelo lado direito quando estiver na direita e soltar do lado esquerdo quando estiver do lado esquerdo, salvo o motorista que deverá sair sempre pela esquerda, obedecendo ao meio-fio. Porém, a Guarda Municipal não reconhece a norma elaborada pelo DENATRAN .


“Somos conhecedores da dificuldade de entendimento entre a guarda municipal e os taxistas. Sabemos que certos taxistas não querem respeitar os profissionais da Guarda Municipal. No entanto, a Guarda Municipal tem o dever de fazer cumprir seu papel na Sociedade, não usando da arbitrariedade com os profissionais taxistas, pois os mesmo querem levar seu pão de cada dia para seus lares.


Escrevo-lhe também informando que os taxistas que não possuem autonomia ficam na mão dos políticos e neste período aumentam as chances dos políticos prometerem as autonomias, falando com tanta certeza que os auxiliares acreditam. Os taxistas estão com medo de passar pela fiscalização que muito dos fiscais não vão à SMTR e não sabem que a mesma tem mudança em alguns momentos, tornando sua forma de fiscalizar agressiva e nociva a sociedade.


Veja como estas são nocivas ao profissional do táxi:


• Se a viatura estiver com arranhão na lataria, seja de pequeno ou grande o tamanho, o veículo poderá ser lacrado:
• Se o retrovisor estiver arranhado dará direito do veículo ser lacrado.
• Se o para-choque tiver um pequeno arranhão dará direito ao lacre da viatura.
• Se for parado pela fiscalização após uma chuva, ele dará condições de ser lacrado.


Deixo claro que não são todos os fiscais que utilizam deste artifício, preferencialmente na rodoviária e aeroportos, sabendo que isto acontece preferencialmente com fiscal feminino, trazendo transtorno a categoria e a sociedade já está dando falta de táxi, em função dos taxistas ficarem com medo de levar os passageiros na rodoviária, aeroportos e etc.


Desta forma deixo meu recado: no mês de junho comecei a preparar a documentação para a vistoria anual, pois o dia 04/07/2014 era o último dia para vistoria das placas com final "4". Como a SMTR havia perdido meus documentos com o selo de 2014, fizeram a prorrogação para até o dia 07/07/2014.


Fui interpelado na Rodoviária de maneira grosseira por uma fiscal da SMTR, não dando nem a oportunidade do passageiro sair do veículo até que pude liberar o passageiro. Voltando a atenção para a fiscal que pediu todos os documentos assim prontamente entregues.


A mesma, não aceitando estes documentos, deu ordem de lacre da viatura. Ao começar a indagar qual o motivo que a mesma tomou para o ato de lacrar, pois não me deu condições de diálogo, já que eu estava agindo corretamente,... quando solicitei que fosse conduzido até a delegacia mais próxima da Rodoviária, já que o fiscal estava fugindo dos padrões de fiscalizar, pois eu estava totalmente correto na documentação.


Até o momento em que a fiscal foi iluminada fazendo uma ligação para sua sede da SMTR, onde constatou que o taxista estava com a razão.


A fiscal insistiu pedindo outros documentos que por lei não era necessário mostrar. E ainda não sendo o suficiente para constatação, continuou de forma arbitrária, dando a impressão que o assunto passou a ser pessoal onde comecei a me sentir constrangido, pois havia diversas pessoas na rodoviária  testemunhando o fato.


Veja como a categoria de taxistas no Município do Rio de Janeiro está à deriva. Existem 40 fiscais no SMTR, onde 20 trabalham internamente e 20 externamente. A mesma tem sua diretoria  pertencendo a Secretaria de Transporte, que comanda tudo.


O DETRAN através de seu Presidente Sr. Fernando Avelino esta suspendendo o direito do taxista trabalhar, conforme relatos abaixo:


• Somam os pontos de todos os anos até que cheque os 20 pontos, nos fazendo retornar para auto-escola designada por  eles (DETRAN) e que na qual temos pedido ajuda aos senhores deputados - Dionísio Lins, Paulo Ramos em Audiência Pública.


O DETRAN está trabalhando de forma arbitrária, já que não é permitido a soma de todos os anos para suspensão da carteira, já que a norma do DETRAN é não fazendo 20 pontos o ano seguinte "zera os pontos" e o mesmo está usando a soma de todos os anos.


Diante do exposto acima solicito o encaminhamento ao jornalista para nos ajudar na luta dos direitos da categoria.


Atenciosamente,


Angelo Rafael D' Alessandrc Junior

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