Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Prefeito do Rio Eduardo Paes recebe taxistas e ouve queixas da categoria

Demora nas transferências, combate aos aplicativos de carona e pontos foram os temas principais

 

PrefeitoO prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, recebeu taxistas no auditório da sede municipal na manhã de 17 de setembro de 2014 e determinou agilização para as soluções das reivindicações da categoria. Os taxistas pediram maior rapidez no processo das transferências de autorizações, maior fiscalização nos pontos de táxi legalizados, ação contra os aplicativos de carona e a redução do Imposto Sobre Serviços – ISS – cobrado a cooperativas.


Também participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, vereador Jorge Felippe, e o coordenador de Concessões Hélio Borges de Faria.


O taxista Marcos Bezerra, presidente da Novo Rio Coop, expôs resumidamente algumas questões que afligem os colegas. A primeira delas foi a demora para a realização das transferências de táxi. A Prefeitura leva até cinco meses para concluir a mudança de titularidade das autorizações. As dificuldades do ponto de táxi na Rodoviária Novo Rio foram destaque, bem como os problemas de outros pontos. Bezerra também falou do Imposto Sobre Serviços, cobrado das cooperativas de táxi. A alíquota de 2% ainda está elevada para as cooperativas.


O taxista da Daniel Tavares, da associação de taxistas AAMOTAB, alertou para a ação dos aplicativos de carona. “O Uber chegou ao mercado um dia antes da Copa e diminuiu o faturamento do taxista em 40%. Na França o preço das autonomias caiu, em três meses, mais de 25%. Nada foi feito até agora para combater os aplicativos de carona remunerada”.


Os taxistas revelaram que já existem pontos de Uber nos principais pontos da cidade. A estrutura do serviço de carona chega a disponibilizar aos motoristas seguro para terceiros no valor de um milhão de dólares, segundo Daniel. “O pirata de hotel será legalizado pelo serviço de aplicativo”, disse Daniel.


O prefeito Eduardo Paes ouviu as reivindicações. Fez um histórico dos problemas provocados pela justiça com a liminar que proibia as transferências de táxi. “Entendo que vocês já sofreram demais esperando esta porcaria de liminar cair. Conseguimos uma solução jurídico-política importante. Tenho certeza que (o secretário Alexandre) Sansão tem condições de construir soluções para tornar este processo mais sério, mais objetivo e mais rápido”, disse.


Paes sugeriu a criação de um grupo de trabalho para resolver as questões dos pontos de táxi. “Cada caso é um caso. Talvez o mais emblemático seja o da Rodoviária, por motivos óbvios. Estamos vivendo ali um momento de evolução”.


Em relação aos aplicativos de carona, o prefeito considera o serviço como ilegal. Prometeu entrar no circuito e interceder junto à Delegacia de Crimes de Informática. Paes revelou que a DCI já está investigando.


Já em relação à redução do ISS das cooperativas, Eduardo Paes lembrou que a tarifa foi reduzida de 5% para 2%, e que não é possível uma maior redução.


Ao se retirar da reunião, o prefeito determinou a desburocratização urgente e emergencial das transferências de autorizações “Fizemos critérios transparentes e concretos. Tem uma lista de quem sai e de quem entra”. A prioridade será para as viúvas.


Ao final da reunião, o presidente da Câmara, o vereador Jorge Felippe sugeriu a criação de uma comissão de taxistas para junto ao secretário de transportes buscarem soluções. “Se depender de lei, estou aqui para isso. Mas tem questões que ultrapassam o meu poder. Faço questão de participar”, disse.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 242 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital