Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Prefeitura do Rio de Janeiro ainda não regulamentou o sistema GPS nos táxis

Regulamentação é necessária para definir os custos do projeto


Se você tem em seu táxi um taxímetro fabricado a partir de 01 de janeiro de 2004 este taxímetro tem a possibilidade de integrar com um sistema GPS/GPRS. De acordo com técnicos do setor, 80% dos taxímetros utilizados no Rio de Janeiro possuem esta característica  e podem ser integrados a este sistema.


Para cumprir a norma municipal do Rio que exige carros com GPS basta adaptar um aparelho – o AVL (Automatic Vehicle Location, algo como Localização Automática De Veículos), processo semelhante à instalação de uma impressora, sem que haja necessidade da troca do taxímetro atual.


A portaria do Inmetro 201 de 21 de outubro de 2002 tem como base o regulamento técnico do Mercosul sobre taxímetros, além de recomendações internacionais. Mas a história não termina aí. Para que a prefeitura exija o sistema de localização nos táxis ela tem que definir que tipo de informação deseja. A partir daí serão definidos os custos de todo o sistema, bem como quem irá pagar a conta.


Durante a primeira reunião entre o prefeito Eduardo Paes e os taxistas, ainda em seu primeiro mandato, ele revelou que desejava para os taxis da cidade um sistema moderno de monitoramento capaz de indicar a localização de todas os taxis, informar as áreas com falta do serviço, criar uma comunicação maior entre taxistas e município como a indicação de engarrafamentos ou até mesmo a existência de problemas de conservação nas vias públicas. Chegou a revelar que desejava que a publicidade cobrisse os custos deste sistema.


O Código Disciplinar da categoria determinou a implantação de GPS nos taxis. Publicado em 26 de dezembro de 2013, definiu o prazo de 90 dias para a sua regulamentação. O que não aconteceu. Setores da praça reclamaram do texto e pediram a sua revisão, o que ainda está em andamento. O sistema GPS/GPRS para o  táxi ainda não foi regulamentado.


Apesar da indefinição, o governo do Estado, através da Agência Estadual de Fomento (AgeRio) passou a oferecer linha de crédito para taxistas comprarem taxímetro com possibilidade de integrar com o sistema GPS/GPRS, em cooperação com o Sindicato da classe. A Secretaria Municipal de Transportes ainda não definiu como será o sistema. Sem esta definição não é possível definir os custos do processo.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 30 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital