Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Especialista diz que Uber ameaça vida de profissionais do setor de transporte

Destruição do sistema será prejudicial até mesmo para os passageiros


Em poucos anos, o Uber destruirá empregos de milhares de pessoas. Segundo o pesquisador bielorusso Evgeny Morozov, especialista em internet e monopólios, os preços baixos praticados pela empresa tem por objetivo destruir o sistema de táxi, e, em seguida, recuperar o investimento obtido para a sua implantação.


Sem concorrência, o passageiro será vítima fácil do sistema a ser implantado. E a situação se agrava por conta da falta de inovação que o sistema de táxi apresenta.


Morozov é autor do livro  "The Net Delusion, the Dark Side of the Internet Freedom" (A ilusão da rede, o lado negro da liberdade na internet). Ele elogiou a proposta de regulamentação do governo de São Paulo. Para o pesquisador, a prefeitura visa favorecer a igualdade.


Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Morozov alerta que a próxima fase do Uber é usar carros automáticos. Com o público criado pelos atuais motoristas que servem à empresa, sem qualquer vínculo empregatício, bastará aos seus proprietários dispensar a mão de obra e adquirir os carros que não precisam de motorista.


Outro problema são os dados. A tecnologia usada pelo Uber permite a coleta de informações sobre os passageiros. Em pouco tempo, a empresa canadense terá informações sobre a vida de milhares de pessoas. Tal como o Google e o Facebook, que sabem tudo o que uma pessoa digita na internet, o Uber também saberá de todos os passos que cada cidadão dá na cidade.


Até o momento, são sete as cidades em que o Uber atua no Brasil. A empresa tenta escapar da legislação em vigor com o argumento de que não é uma empresa de táxi, mas sim, de tecnologia. Argumento contestado por muitos juristas.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 26 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital