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Motoristas do Uber fazem paralisação e mostram lado negativo da empresa

Arrecadação baixa põe em risco quem optou ser pirata


A vulnerabilidade do motorista que opta por trabalhar para o aplicativo Uber vem à tona. Desgostosos com inúmeros fatores, entre eles, a baixa remuneração, os “parceiros” do aplicativo realizaram uma greve no final de março reivindicando melhores ganhos. Trata-se de uma ducha de água fria em quem pensava em atrair grandes lucros com a atividade.


Os preços baixos cobrados pelo aplicativo, e repassados para os motoristas com descontos que variam entre 20% e 25% motivam as manifestações. Muitos tiveram que realizar investimentos altos com a aquisição de veículos, além da limpeza de carros e a obrigatoriedade de conceder água e bala aos passageiros. Mas os custos para tais ações não constam na planilha do aplicativo. Se é que existe alguma planilha.


A greve foi estimulada através dos canais de whatsapp. A paralisação mostra que, aos poucos, os motoristas que aderiram ao aplicativo vão se desgastando. Suas corridas, quando mais baratas das cobradas por taxímetro, são deficitárias. Isto mostra que o preço do táxi está de acordo com a realidade. Afinal, os taxistas são obrigados a trocar de carro periodicamente. E as isenções de impostos apenas aliviam o bolso. Já que são muitas as taxas a serem pagas obrigatoriamente por cada autorizatário.


Os protestos aconteceram em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Recife. De acordo com os motoristas, a adesão à paralisação foi de 20%. Em comunicados não oficiais o aplicativo diz ter 10 mil motoristas em todo o Brasil.


Os grevistas pediram um reajuste de 20% nas corridas. Os “parceiros” também reivindicaram um maior controle para a contratação de novos motoristas. O app não se manifestou sobre a manifestação.

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