Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Após abril só vai continuar na praça quem fizer o curso de qualificação

Seguindo as exigências da Lei Federal 12.468, que regulamenta a profissão, os taxistas da cidade do Rio de Janeiro iniciaram os cursos que vão garantir a atuação profissional em 2016. Até abril, todos os 54 mil profissionais deverão voltar à sala de aula em instituições credenciadas pela Prefeitura.  


A Secretaria Municipal de Transportes credenciou sete instituições no Rio para ministrar o curso. A carga horária é de 40 horas. Os taxistas assistem a aulas de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica, noções do código disciplinar municipal e noções básicas de informações turísticas.


O primeiro grupo de taxistas é composto por quem tem o registro terminado em 0 e 1. Para eles, as aulas terminam até 31 de dezembro. O último grupo, cujos finais são 8 e 9, terminam o curso no último dia de abril de 2016.


O secretário municipal de transportes, Rafael Picciani, disse que o curso é fundamental para a categoria:


"A sociedade tem cobrado do poder público uum serviço com mais qualidade. Essa é uma grande chance dos taxistas se requalificarem, ampliarem sua base de conhecimento e refletirem sobre o tratamento que vão dar aos clientes e, com isso, atender melhor a sociedade. Este curso se tornou, de fato, um grande presente para categoria porque eles estão tendo a oportunidade de abrir a cabeça, estão vendo que a sala de aula não é um bicho de sete cabeças e que tem muito a acrescentar mesmo para aqueles que estão no ofício há décadas”.  


O módulo de Relações Humanas é o maior do curso. São 14 horas de aula. Os taxistas recebem orientações sobre como tratar o passageiro e como deve ser o seu comportamento no trânsito.


O curso é obrigatório, e foi regulamentado em 23 de junho de 2015. Quem não concluir e não apresentar o certificado não poderá fazer vistoria, ficará impedido de exercer a profissão e receberá multa por não cumprimento de avisos, editais e convocações.


São Paulo também possui curso para a categoria


Na cidade de São Paulo o curso específico para os taxistas existe há mais de 30 anos, e é obrigatório para todos os que exercem a profissão: titular de “autorização”, segundo condutor, preposto ou coproprietário. Ao final do curso o participante recebe o documento chamado Condutax, que tem vencimento de acordo com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do taxista.


Na renovação do Condutax o taxista precisa apresentar atestado de antecedentes criminais,e a renovação é negada para todos os que tiverem algum tipo de condenação.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 85 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital