Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Palestra do Conselho Regional dos Taxistas encerra Expotáxi/RJ

CRT promove abaixo-assinado para a liberação do táxi intermunicipal

Uma das atrações da Expotáxi-RJ foi a apresentação do Conselho Regional dos Taxistas, a mais nova entidade representativa da categoria. Eles promoveram abaixo-assinado para reivindicar taxas menores de Imposto de Renda e autorização para transportar passageiros a outros municípios. A diretoria fechou o evento com palestras sobre temas que mais afligem o taxista, em 13 de julho de 2013.

“Os taxistas Pagam 60% de Imposto. queremos uma redução de 90% disso, assim como os caminhoneiros conseguiram. Nós temos um projeto em Brasília para que venhamos arrecadar sobre 20% do que ganhamos. Outro motivo é o táxi intermunicipal. Queremos sensibilizar os deputados estaduais. Quando vamos a Niterói levar passageiro, somos multados pelo Detro em mais de R$ 2 mil. E os táxis de Niterói também sofrem o mesmo. Pretendemos qualificar a categoria e trazer para a discussão. Quem tem que discutir a questão do taxista é o próprio taxista. Tem muita gente discutindo a profissão sem ser taxista”, disse Severino Vicente, presidente do CRT.
EXPOTAXI

Milhares de taxistas visitaram a Expotáxi, primeiro grande evento do setor no Rio de Janeiro. Durante a cerimônia de abertura, o secretário municipal de Transportes elogiou a iniciativa:

“Estar em um evento desses deve fazer com que a gente perca um momento refletindo conosco mesmo e renove as esperanças para o futuro da atividade, que tenho certeza ser de sucesso. Acho esse evento de extrema importância.

O diretor de Relações Institucionais da Expo Four Eventos, Carlos Henrique Rosa, que também é taxista de São João de Meriti, destacou a importância do evento para a união da classe.

“Este não é um evento criado por empresas, mas uma feira feita por taxistas. Nunca houve nada deste porte e com este objetivo de capacitação dos taxistas. O grande objetivo é conversar e se aproximar dos motoristas”, frisou.

Durante o encerramento, cerca de 400 pessoas lotaram o auditório para assistir a apresentação do CRT-RJ. O presidente da instituição, Severino Vicente, explicou que o objetivo do órgão é ser um ente de representação profissional e desenvolver projetos que auxiliem os taxistas a terem uma condição mais digna de vida.

”O CRT-RJ funciona como um forte elo da categoria junto ao poder público, ao Sindicato dos Taxistas do Rio de Janeiro e aos demais entes privados, buscando parcerias que venham a atender os anseios da classe”, disse.

O chefe de gabinete da SMTR, Bruno Vidal, esclareceu dúvidas quanto ao relacionamento entre o órgão e os taxistas. Disse que a Prefeitura não tem intenção de licitar as permissões.

Outra questão levantada foi a representatividade dos taxistas no CRT. Integrantes de cooperativas estão presentes. Os auxiliares também estão representados. Alguém sugeriu a representação dos autônomos, os que trabalham na 'maçaneta. Fi sugerido o nome de André do Táxi para representar os taxistas do rolé. Breno disse que muitos o apoiam, mas outros nomes também são lembrados. Ressaltou a importância da união da categoria.

O presidente do Sistama OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, ressaltou a importância do evento e elogiou os seus organizadores. O diretor da OCB-RJ, Vinícius Mesquita, destacou a parceria entre o CRT-RJ, a Prefeitura do Rio (por meio da Secretaria Municipal de Transportes) e o Sistema OCB/Sescoop-RJ para ministrar cursos gratuitos de capacitação e aprimoramento profissional para os taxistas. Ao final, Claudio Montenegro, diretor do evento, anunciou a próxima edição em 2014, logo após a Copa do Mundo de Futebol.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 58 visitantes e Nenhum membro online

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital