Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Rio ganha mais 13 táxis movidos a eletricidade

Veículos circulam a partir do Aeroporto Santos Dumont

A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou 13 novos táxis elétricos modelo Nissan Leaf em evento realizado dia 11 de setembro, no posto escola da Petrobras da Lagoa. Os veículos começaram a circular na cidade a partir do aeroporto Santos Dumont.

Os modelos produzidos pela montadora Nissan são totalmente elétricos, silenciosos e não emitem poluentes. Outras características são o amplo espaço interno, o conforto e a potência idênticos aos carros comuns a combustão.

O Nissan Leaf foi lançado comercialmente em 2010 nos Estados Unidos e no Japão. Os europeus receberam os carros elétricos em 2011. De acordo com a montadora, o modelo já tem mais de 75 mil unidades vendidas em todo o mundo.

A autonomia do veículo com uma carga chega a 160 km. O módulo possui 24 baterias de íon lítio e pode ser recarregado em carregadores caseiros em até oito horas ou em apenas 20 minutos com os ‘Quick Chargers’ (carregadores rápidos).

Ainda são poucos os pontos de abastecimento por meio do carregador rápido. Um deles funciona no Posto Escola Lagoa. A Petrobras Distribuidora pretende inaugurar outro equipamento no Posto do Futuro, na Barra da Tijuca, em outubro. E estão em estudos pela BR mais dois pontos para carga de veículos elétricos na cidade do Rio de Janeiro.

A meta da prefeitura é reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 16% até 2016, considerando as emissões de 2005. Fato possível com a popularização dos veículos elétricos.

 

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 42 visitantes e Nenhum membro online

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital