Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Dilma sugere plebiscito para reforma política, que deve custar R$ 500 milhões

Para discutir a reforma política, a presidente Dilma Rousseff sugeriu, durante encontro com governadores e prefeitos de capitais brasileiras, a convocação de um plebiscito para discutir o projeto. Segundo os técnicos do TER Tribunal Regional Eleitoral, os gastos devem chegar a R$ 500.000.000,00. Dinheiro este que poderia se destinado para saúde e educação. O atendimento nos hospitais estar em estado de calamidade. As pessoas estão morrendo as filas, por falta de médico, medicamento, leito e tantas outras precariedades.

Emperrada no Congresso Nacional há mais de dez anos, a reforma política volta com fôlego após a série de manifestações ocorridas em território nacional nas últimas semanas. Deputados e senadores devem aprovar um decreto legislativo antes de a proposta ser submetida à votação popular.

Em discurso Dilma afirmou: “O Brasil está maduro para avançar e já deixou claro que não quer ficar parado onde está. É muito bom que o povo esteja dizendo tudo isso em alto e bom som. Cabe a cada um de nós - presidenta, ministros, governadores, governadoras, prefeitas e prefeitos - cumprir essa nova e decisiva dimensão da vontade popular. Nós todos sabemos onde estão os problemas. Nós todos sabemos que podemos construir soluções, mas também sabemos das incontáveis dificuldades para resolvê-las”.

Plebiscito

O plebiscito é uma estrutura democrática para avaliar a aprovação ou reprovação dos cidadãos sobre uma questão importante para o país. No Brasil, o último ocorreu em 1993, quando houve a escolha do Presidencialismo como forma e sistema de governo.

Pacto

Para responder aos questionamentos da população, Dilma anunciou a criação de um pacto, com governadores, prefeitos e parlamentares, envolvendo cinco temas: economia, reforma política, saúde, transporte público e educação.
 

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 45 visitantes e Nenhum membro online

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital