Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Taxistas do Brasil comemoram decisão sobre as transferências


Profissionais acompanharam as votações da Lei do Taxista em pleno Congresso

Cerca de 350 taxistas pressionaram os parlamentares no Congresso Nacional contra o veto que impedia as transferências de táxi para terceiros em todo o Brasil. Tanto os parlamentares quanto a presidente Dilma Rouseff, pressionados pelo povo nas ruas, acharam outra solução para evitar o desgaste que uma possível derrubada do veto 47/2013 poderia provocar no momento em que passeatas diárias jogavam para baixo toda a popularidade dos políticos. O resultado foi a aprovação em 11 de julho da Media Provisória 610/2013, inicialmente direcionada ao setor agrícola, mas cujo relator Eunicio Oliveira (PMDB), aliado do governo, incluiu em seu artigo 30 a alteração na Lei do Taxista, tão pretendida por profissionais da área.

A decisão foi tomada depois de negociação entre a Presidente Dilma e representantes do Congresso. Preocupados com a queda de prestígio e popularidade, tanto do Executivo quanto do Legislativo, provocada pela pressão do povo nas ruas, a solução foi evitar o desgaste de uma possível derrubada de um veto presidencial, o que seria prejudicial à Dilma. Taxistas desgostosos poderiam engrossar o coro por reformas políticas nos movimentos populares que marcaram o final do primeiro semestre de 2013.

A Medida Provisória 610/2013 contém a alteração do artigo 9ª da lei do taxista. O taxista Dilson Barcelos foi um dos cerca de 170 cariocas que em Brasília acompanharam de perto o desfecho da corrida pela liberação das transferências. A Presidente Dilma havia considerado o texto da lei antiga como inconstitucional por avançar contra a atribuição dos municípios. Desta vez, o texto foi reelaborado. O artigo 9º-B diz que a autorização de táxi não poderá ser transferida sem a concordância do poder público autorizante, com a garantia do direito de sucessão, que só poderá ser exercida por condutor que preencha os requisitos exigidos.

Os problemas ainda não terminaram. A norma atual poderá estimular nova legislação municipal de modo a definir quais serão os requisitos exigidos aos candidatos a taxista. Também será necessário definir como o poder público irá autorizar as transferências. A nova lei terá ainda que enfrentar os questionamentos daqueles que a considera inconstitucional. As discussões sobre o assunto estão longe de terminar.

 

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 51 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital