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Táxi com GNV gasta menos com combustível

A Folha do Motorista visitou a Sempre Gás, empresa especializada em manutenção e conversão de veículos para GNV (gás natural veicular), para esclarecer as principais dúvidas dos taxistas sobre a mudança de combustível.
     
Ao se decidir sobre a instalação de um kit gás, o taxista deve seguir alguns passos para realizar um procedimento seguro e dentro da lei. Wanderlei Tognozzi Junior, proprietário da Sempre Gás Convertedora, explica que antes da instalação do kit é necessário verificar se o carro está em boas condições mecânicas.

“A instalação é relativamente simples, sendo composta pela parte mecânica e elétrica, mas é necessário procurar uma oficina credenciada para realizá-la. As oficinas credenciadas, como a Sempre Gás, passam por uma vistoria do Inmetro a cada seis meses, com a aferição de todas as ferramentas. Além disso, a convertedora necessita fornecer para o taxista certificados para que ele mude o documento do veículo para GNV junto ao Detran, e uma oficina clandestina não possui esse tipo de documentação”.

Antes da conversão, o proprietário do veículo deve solicitar ao Detran uma autorização para a modificação do combustível. Com essa autorização, uma oficina credenciada pelo Inmetro pode instalar o kit gás. Após a instalação, o veículo deve ser examinado em um OI (Organismo de Inspeção). Nesse exame, o proprietário deve apresentar a nota fiscal do kit GNV, a nota fiscal fornecida pela oficina credenciada pelo Inmetro e o atestado da qualidade do instalador registrado. O OI fornecerá o CSV (Certificado de Segurança Veicular) e o selo do Inmetro, documentos de porte obrigatório. Após esses procedimentos, o Detran alterará o documento do veículo para o combustível gás.

Alguns mitos rondam a mudança de combustível para GNV. Por exemplo, com relação à perda de potência do motor, Wanderley afirma que muito do que se diz é exagero. “A perda da potência existe, mas é mínima. Depende muito do estilo de pilotagem de cada motorista, e com os kits de 5ª geração utilizados hoje, a perda diminui muito. Nos carros 1.0 os motoristas sentirão menos a perda da potência, e não há restrições para a utilização do GNV nesse tipo de veículo. Os únicos que não podem ter o kit GNV instalado são os carros que possuem motores com injeção direta de combustível, como a Captiva com motor Ecotec, fabricadas a partir de 2012”.

Outro assunto que ronda o GNV é sobre a explosão de carros a gás. Wanderlei afirma que um veículo convertido para GNV é até mais seguro do que um veículo à gasolina, e não corre o menor risco de explodir. “Muitos aventureiros adaptam seus veículos com botijões de gás de cozinha, e fazem instalações clandestinas. Nesses casos, não há a segurança que uma oficina especializada proporciona”.

Para os taxistas, que rodam muitos quilômetros por dia, o GNV é vantajoso pelo preço e pela autonomia que proporciona. É possível percorrer 12,5 quilômetros utilizando 1 m³ de gás, o que representa uma economia de 45% em relação à gasolina e 41% em relação ao etanol. “O taxista consegue recuperar o valor que ele gastou com a instalação do kit gás em aproximadamente cinco meses”, informa Wanderlei. Ele ainda explica que o GNV não danifica o motor, como muitos afirmam. “Um kit gás 5ª geração pode até prolongar a vida do motor, quando bem instalado, além de ser menos poluente que a gasolina”.
     
Sempre Gás Convertedora
A empresa está no mercado desde 2002, e atende mensalmente mais de 120 veículos, sendo 50% taxistas. É especializada em instalação e manutenção de kits GNV, além de injeção eletrônica e pré-inspeção veicular.
Av. Vereador João de Luca, 1315 – Vila Santa Catarina
Tel.: 5562-2250/ 5565-4891
Aproveite as condições especiais para taxistas

     
 

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