Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Airbag e ABS: seu carro pode ter, mas você sabe o que é?

Uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) obriga as montadoras de todo o país a produzirem veículos com airbag duplo e freios ABS como itens de série, a partir do dia primeiro de janeiro de 2014. 
 
Vamos entender melhor como esses itens atuam nos veículos e contribuem para a segurança de motoristas e passageiros:
 
Airbag
 
Os airbags são bolsas infláveis, que têm a função de evitar o impacto do corpo dos ocupantes com partes rígidas do carro na hora de uma colisão, como o painel de instrumentos.
 
Os veículos equipados com bolsas infláveis possuem inscrições nas áreas onde elas estão. Para as bolsas frontais, a inscrição “AIRBAG” deve estar no volante e no painel de instrumentos ao lado do passageiro. Já para os airbags laterais, essa mesma inscrição fica localizada em etiquetas nas laterais dos encostos dos bancos dianteiros ou nas partes internas das portas (essa última configuração é rara). Para airbags instalados nas laterais do teto, os chamados airbags de cortina, há inscrições nos revestimentos internos das colunas A, B ou C. Para airbag de joelho, a inscrição fica em partes do painel dianteiro, abaixo da coluna de direção.
 
Além dessas inscrições nas partes de acabamento interno do veículo, também há luz de advertência no painel de instrumentos. Essa luz deve se acender ao ligar o carro, permanecendo acesa por alguns segundos e apagando logo em seguida. Caso ela fique acesa durante a condução do veículo, leve seu carro a uma oficina especializada. Isso indica que há algum problema e, em caso de colisão, o sistema pode não funcionar.
 
A sigla SRS, inscrita em alguns modelos, significa Supplemental Restraint System, que em português quer dizer “Sistema de Retenção Suplementar”. Mais uma indicação de que o airbag é um complemento aos sistemas de segurança do veículo – e que o cinto de segurança é fundamental.
 
Freios ABS
 
A sigla ABS vem do inglês (Anti-lock Braking System) e significa “Sistema de Freio Antitravamento”. Esse mecanismo permite frear o carro em uma curta distância, pois impede o travamento e evita a derrapagem, deixando o carro no controle do motorista. 
 
Por meio de sensores instalados nos discos de freio, a informação sobre uma frenagem brusca é encaminhada a uma central eletrônica, que determina a soltura do freio gradativamente. Esse movimento permite que a roda gire sem travar. A ativação e desativação do sistema se alternam e podem se repetir muitas vezes por segundo. Essa seqüência de ativação e desativação causa uma leve trepidação do pedal. 
 
A trepidação no pedal ocorre somente quando o ABS é acionado, ou seja, em freadas bruscas. Em freadas normais durante a condução do veículo o pedal não deve tremer. Se isso acontecer, pode haver algum defeito no sistema de freio, e você deve procurar uma oficina especializada.
     
Fonte: Terra/ CESVI BRASIL
 

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 38 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital