Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Câmera de segurança já está sendo instalada nos táxis

Sistema inibe bandidos que têm interesse em assaltar o taxista

Vários taxistas têm sido assaltados todos os dias na cidade de São Paulo por falsos passageiros. Nos quatro primeiros meses do ano 2013, 16 profissionais foram assassinados por bandidos. O sistema de câmera que está sendo instalado nos táxis pode contribuir com a segurança de quem trabalha na praça, seja no período diurno ou noturno. Todo passageiro que entrar no táxi terá sua imagem registrada em uma central.  “O sistema vai inibir o ladrão que entrar no carro com o objetivo de assaltar o taxista”, disse Salomão Pereira, idealizador do projeto. “Já temos vários táxis circulando na cidade de São Paulo com câmera de segurança, e o taxista interessado pode procurar a sede da Coopetasp”.

Há 40 anos na praça, o taxista Antonio Carlos Paiva Maniçoba, conhecido como Paiva, foi um dos primeiros a instalar o sistema de segurança com monitoramento de imagem. Depois de todos esses anos de trabalho, ele lembra com tristeza de vários taxistas que sofreram nas mãos de bandidos, e alerta os colegas da praça: investir em segurança pode salvar uma vida, e nós temos que prevenir.

Paiva se lembra do último assalto, sofrido recentemente. “Um casal saiu de um hipermercado com várias sacolas com compras. A moça, loira e bonita, após um período dentro do táxi anunciou o assalto e apontou um revólver para a minha cabeça. Jamais iria desconfiar de pessoas como eles, que certamente continuam assaltando outros taxistas”. Em matéria de segurança pública, Paiva diz que a polícia não realiza mais revistas em táxis. “Até um tempo atrás a polícia parava os táxis e revistava, principalmente à noite e em pontes e viadutos. Hoje a polícia não aborda mais os carros, e estamos à mercê dos bandidos”.

O taxista diz que o número de assaltos está aumentando muito entre os colegas de praça, e isso o levou a tomar a decisão de instalar a câmera de segurança em seu carro. “Eu fui assaltado algumas vezes, mas graças a Deus não fui agredido fisicamente. Tenho colegas que são assaltados constantemente, e sempre sabemos de casos de taxistas assassinados. Está faltando segurança, e vi que o monitoramento de imagem do passageiro poderia me passar tranqüilidade para trabalhar”.

Segundo Paiva, o custo da instalação e mensalidade é baixo, se comparado com a segurança. “Vale à pena aderir a esse sistema. Só o adesivo informando que o carro está sendo monitorado já chama a atenção dos passageiros, e tenho certeza que, se algum bandido entrar no meu carro, irá desistir de me assaltar quando descobrir que sua imagem está gravada”. A maioria dos passageiros atendidos por Paiva gostou da idéia do monitoramento. “Eles ficam curiosos, fazem perguntas, e no final dizem que mais segurança sempre é bom. Até agora nenhum passageiro questionou, mesmo porque hoje existem câmeras por todos os lugares. Nos táxis faltava esse tipo de segurança, mas graças ao empenho do companheiro Salomão, presidente da Coopetasp, agora os taxistas podem contar com este apoio”.

O horário de trabalho de Paiva se inicia às 15h, e não tem hora para acabar. Ele diz que, conforme as horas passam, o medo aumenta.
“Principalmente aos finais de semana, que trabalho até mais tarde, é complicado. Agora com o monitoramento de imagens estou me sentindo melhor. Há um tempo pensei seriamente em deixar a profissão, por receio de assaltos. Mas agora decidi que vou continuar na praça por mais um tempo, por causa da câmera de segurança que coloquei no meu táxi”, finalizou.

Entenda como funciona a câmera de segurança

O sistema de segurança para táxis por meio de câmeras foi idealizado pelo vereador suplente Salomão Pereira, juntamente com uma empresa de tecnologia da China e a Coopetasp.

Um smartphone é colocado em um suporte, próximo ao pára-brisa do veículo. O taxista acionará discretamente um botão ao ligar o taxímetro e imediatamente a imagem começará a ser gravada. Todas as imagens ficarão armazenadas em uma central de monitoramento, fora do país.

Caso o taxista venha a ser assaltado, ou até mesmo levarem o seu táxi, ele poderá solicitar a imagem de quem cometeu o crime, facilitando a ação da polícia. Todos os veículos com o sistema de monitoramento terão um selo de identificação no vidro.

O aparelho smartphone será fornecido em comodato, e o taxista irá assinar um contrato de responsabilidade com a operadora de celular, a Coopetasp e a empresa que criou o software. O custo para a instalação do equipamento será de R$ 250, mais R$ 110 por mês.

Os taxistas interessados devem entrar em contato com a Coopetasp:
Telefone 2081-1015 / E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 56 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital