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Caminhos esburacados, defeitos de fábrica e combustíveis adulterados são grandes responsáveis por manutenções freqüentes e, muitas vezes, estão fora do controle do motorista. Porém, a falta de manutenção preventiva e a forma como você conduz seu carro podem acabar mais rápido com o veículo.
Para alguns motoristas pode parecer óbvio, mas o volume de reparos nas oficinas comprova que alguns vícios continuam freqüentes e, muitas vezes, são difíceis de serem abandonados.
Andar com combustível na reserva
Isso queima a bomba de combustível por super aquecimento. A bomba fica alojada dentro do tanque, e um dos motivos para isso é para que o próprio combustível retire o excesso de calor gerado pelo motor elétrico que está dentro da bomba. Se você costuma andar com o combustível na reserva, essa troca de calor não ocorre e superaquecimentos freqüentes acabam diminuindo a vida útil da bomba.
Passar em lombadas ou valetas na diagonal
Este hábito provoca torção da carroceria do veículo. Estas torções podem causar o rompimento de pontos de solda, gerando estalos e barulhos difíceis de serem diagnosticados. Acabamentos internos de plástico também são vitimas das torções, ganhando rangidos indesejáveis.
Encostar as rodas na guia
Pode causar um pequeno dano no rolamento que, pelo fato de trabalhar com altas rotações, vai gerar ruído e até um possível travamento.
Girar o volante com o veículo parado ou com as rodas coladas na guia
Isso sobrecarrega o sistema de direção hidráulica, danificando os retentores e provocando vazamentos de óleo hidráulico.
Descansar o pé na embreagem
Esse costume diminui a vida útil do sistema. Assim como descansar o pé sobre o pedal, segurar o carro em uma subida, utilizando a embreagem, também reduz em 50% a vida útil das peças que compõem o sistema.
Passar em áreas alagadas
Isso diminui a vida útil dos rolamentos das rodas e dos esticadores de correia, principalmente de veículos mais velhos, que possuem vedadores dos rolamentos danificados pelo tempo ou por uso. A água penetra dentro do rolamento e, em médio prazo, enferruja os componentes internos, gerando ruído.
Descer a serra desengatado
Este ato superaquece os freios e, além de promover um desgaste acentuado nas pastilhas, pode gerar o empenamento dos discos de freio quando em contato com água. Descer a serra com o câmbio engatado, além de economizar combustível, é mais seguro.
Dar arrancadas e reduzidas intensas
O motor do carro fica apoiado sobre coxins, que são elementos que têm a função de absorver os movimentos e vibrações do propulsor. Quando você provoca uma arrancada forte pode danificá-los.
Usar óleo vencido
Perder a data da troca do óleo diminui a vida útil do motor. Procure a especificação certa e a quilometragem de troca no manual do proprietário.
Andar com o carro desalinhado
Além de diminuir a vida útil dos pneus, um carro desalinhado exige muito mais esforço das peças da suspensão dianteira, como bieletas, terminais, pivôs e buchas da barra estabilizadora. Quando o veículo possui direção hidráulica, problemas como excesso de convergência acabam sendo notados apenas quando você já perdeu os dois pneus dianteiros.
Com informações: G1
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