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Foi publicada no Diário Oficial de 02 de outubro uma Portaria da Secretaria de Transportes criando uma comissão, que terá 15 dias para dar parecer contra ou a favor à circulação dos táxis pelos corredores de ônibus em São Paulo. O secretário Jilmar Tatto já havia sinalizado, em entrevista dia 25/09, que poderia proibir a circulação dos táxis nos corredores. Técnicos da SPTrans realizaram um estudo em 2011 propondo a proibição, justificando que a medida aumentaria a velocidade dos coletivos.
No Diário Oficial Jilmar Tatto usa como argumentos para a criação da comissão a Lei Federal nº 12.587 e o plano de mobilidade urbana da prefeitura, que priorizam o transporte coletivo sobre o individual. Diz também que há a necessidade de aumentar a velocidade dos ônibus nos corredores e ainda considera a solicitação de estudos sobre a utilização dos corredores de ônibus por outros veículos (táxis especialmente) feita pelo Promotor de Justiça da Habitação e Urbanismo da Capital, por meio de ofício.
A comissão será coordenada pela Dra. Audrey Gabriel e composta por mais seis membros, do DSV, DTP, SPTrans (2 membros), CET e SMT. O prazo para um relatório ser apresentado será de 15 dias, a partir da publicação no Diário Oficial e, ao final, o estudo irá propor a continuidade, cancelamento ou alteração da circulação dos táxis pelos corredores de ônibus. No texto também há a citação de que a circulação pelas faixas exclusivas (à direita) será avaliada pela mesma comissão.
A categoria não pode ser excluída das discussões
Salomão Pereira, presidente da Coopetasp (Associação dos Coordenadores e Permissionários em Pontos de Táxi de São Paulo), acredita que os taxistas precisavam ser, no mínimo, ouvidos. “Estão discutindo um assunto de extrema importância para a categoria sem ao menos consultá-la”, analisa.
A Lei 12.587 diz em seu capítulo III, Art. 15: “A participação da sociedade civil no planejamento, fiscalização e avaliação da Política Nacional de Mobilidade Urbana deverá ser assegurada pelos seguintes instrumentos: I – órgãos colegiados com a participação de representantes do Poder Executivo, da sociedade civil e dos operadores dos serviços”. Ou seja, os representantes da categoria devem ser consultados.
A liberação da circulação pelas faixas exclusivas é uma recente reivindicação dos taxistas, que viram o trânsito da cidade aumentar com a implantação desse sistema pela prefeitura. Com isso, houve a perda de passageiros, que não optaram mais pelo táxi por não considerá-lo um meio de transporte rápido.
“Os taxistas já perderam passageiros com as faixas exclusivas. Se houver a proibição da circulação dos táxis também nos corredores, será muito difícil para os profissionais e para os 450 mil passageiros, que utilizam os táxis todos os dias em São Paulo”, lembrou Salomão.
Outro ponto que merece destaque é a escolha de dois membros da SPTrans para a comissão, uma vez que essa empresa já se declarou contrária à circulação dos táxis pelos corredores. “A comissão é composta por seis integrantes, mas apenas a SPTrans possui dois representantes. Se houver algum tipo de votação, certamente os taxistas serão prejudicados. Seria mais justo indicar um representante de cada entidade envolvida. Essa comissão irá decidir sobre o futuro de uma classe inteira de trabalhadores, mas eles não serão ouvidos. Isso não é democracia”, desabafou Salomão Pereira.
A Lei 12.587, que o secretário Jilmar Tatto se baseou, também assegura o Transporte Individual de Passageiros:
Art. 1o A Política Nacional de Mobilidade Urbana é instrumento da política de desenvolvimento urbano objetivando a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas.
§ 1o São modos de transporte urbano:
VIII - transporte público individual: serviço remunerado de transporte de passageiros aberto ao público, por intermédio de veículos de aluguel, para a realização de viagens individualizadas.
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