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Mesmo com pouco destaque, as molas são peças importantes em um veículo. Juntamente com os amortecedores e bandejas formam o conjunto da suspensão, responsável por absorver impactos e dar estabilidade ao carro. Para entender melhor o assunto, a Folha do Motorista consultou Wanderlei Martins de Souza, proprietário da Advance Molas, um centro automotivo especializado, no mercado há 15 anos.
Wanderlei afirma que as molas têm a principal função de manter a altura correta do veículo. “Alguns veículos já saem de fábrica com molas que não agüentam o seu próprio peso. Não se trata de um defeito, mas é uma opção que as montadoras fazem. O problema é que molas sem resistência podem trazer problemas para a suspensão em curto espaço de tempo”.
Os veículos apresentam sinais quando as molas estão com problemas. “O principal indício de que a mola precisa ser avaliada é o rebaixamento da traseira do carro”, informa Wanderlei. A duração do conjunto da suspensão depende do bom funcionamento das molas. Os amortecedores, batentes e até os pneus podem ser danificados se as molas não forem substituídas.
Além do desgaste de outras peças, as molas podem comprometer a estabilidade do veículo. Wanderlei diz que no momento da freada ou em uma curva o carro pode sofrer um desequilíbrio. “O motorista que não possui experiência corre o risco de não conseguir segurar o carro, causando acidentes”. O ideal, em todos os carros, é que a parte frontal seja um pouco mais baixa em relação à traseira, para não prejudicar a visibilidade do condutor. “Principalmente à noite, com os faróis acesos, o motorista sentirá dificuldades”.
A vida útil de uma mola, para os carros de passeio, varia de três a cinco anos. Para os táxis, que rodam muito, as molas devem ser verificadas a cada dois anos, ou no momento em que o taxista notar um rebaixamento no carro ou uma quebra da mola. “As molas são feitas de aço carbono, que é tratado para ficar rígido, mas, ao mesmo tempo, flexível para a absorção de impactos. Mesmo feita com um material muito resistente, elas podem se quebrar, mas se isso acontecer o motorista irá perceber na hora, porque o carro irá desnivelar, e muitas vezes nem sairá do lugar”, informa Wanderlei.
Outro detalhe que merece destaque é a instalação do kit GNV nos veículos (principalmente em táxis), que ocasiona o rebaixamento da traseira devido ao peso do cilindro. Wanderley afirma que o ideal é que o carro, após a instalação do kit, tenha as molas trocadas por modelos reforçados, fabricados especificamente para agüentar o peso maior na parte de trás. “Às vezes os taxistas decidem não trocar as molas após a instalação do gás, mas ele deve pensar que o peso do carro aumenta em 120 a 150 kg, e as molas que saem de fábrica não são feitas para suportar toda essa carga”.
A troca de molas é rápida, e em menos de uma hora o carro já está liberado. Além disso, na Advance Molas os taxistas possuem prioridade no atendimento, que pode ser feito com hora marcada. O Centro Automotivo oferece também serviços mecânicos, elétricos e de ar-condicionado.
Centro Automotivo Advance
Av. dos Remédios 1287
Tel.: 3656-5557/ 6738-0844
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