Folha do Motorista SP Edição online | Edições em PDF |
Folha do Motorista RJ Edição online | Edições em PDF |
Ao dirigir um veículo com transmissão manual, o condutor deve usar a alavanca seletora para fazer as mudanças de marcha, tanto crescentes (com o veículo em aceleração), quanto decrescentes (em desaceleração ou em subidas íngremes, quando o motor não possui torque suficiente para impulsionar na marcha atual). Para isso, o motorista deve estar constantemente atento à rotação do motor e à velocidade do veículo.
Já na transmissão automática tanto as mudanças crescentes quanto as decrescentes são realizadas automaticamente.
Vantagens da transmissão automática
Seleção automática das velocidades apropriadas às condições de condução.
Redução da fadiga ao dirigir, pois desobriga o condutor de usar a embreagem e fazer a troca de marchas.
Mais atenção direcionada ao trânsito.
Impedem que o conjunto motriz fique sobrecarregado.
Aumento da vida útil dos componentes da transmissão.
Posicionamento da alavanca
P = Parking (Estacionamento)
Nesta posição o eixo de saída do câmbio fica travado mecanicamente, portanto o veículo não se desloca nem para frente nem para trás. É geralmente utilizada para deixar o veículo estacionado. Vale lembrar que, ao estacionar o veículo, é preciso utilizar também o freio de estacionamento. Só posicione P com o veículo totalmente parado.
R = Reverse (Marcha à ré)
Quando a alavanca seletora estiver nesta posição, o veículo se deslocará na direção de marcha à ré (para trás). Somente posicione em R com o veículo totalmente parado.
N = Neutro
A rotação do motor não é transmitida para o eixo de saída. A partida é permitida nesta posição. Evite transpor de N para D com o veículo em movimento.
D = Drive
Nesta posição a transmissão automática faz as mudanças de marchas automaticamente. O veículo parte de 1ª marcha e muda para as demais de acordo com o padrão de condução.
L = Low
É usada geralmente para baixas velocidades. A função do freio-motor é acionada automaticamente.
S = Sport
Utilizada para uma condução mais esportiva, quando a mudança de marcha ocorre em uma rotação mais elevada do motor.
+ / -
Nesta posição as mudanças ocorrem quando o condutor aciona a alavanca seletora com um toque na direção do +, para marchas crescentes, ou -, para marchas decrescentes.
Como os veículos podem variar de acordo com seu projeto, as posições disponíveis na alavanca seletora também variam, assim como o comando de seleção de marcha. Esse comando pode ser no volante ou até mesmo na coluna de direção. Portanto, sempre consulte o manual do veículo em caso de dúvidas.
Fonte: CESVI Brasil
Temos 24 visitantes e Nenhum membro online
www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56
Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011
E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56
Links Interessantes: Coruja Feed | Agência Igloo Digital