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Algumas faixas foram liberadas para os táxis, com passageiros, em qualquer horário
Em entrevista no dia 14 de março o Secretário de Transportes, Jilmar Tatto, e o Promotor de Justiça, Maurício Antonio Ribeiro Lopes, divulgaram o resultado de um amplo debate sobre a circulação dos táxis nos corredores exclusivos de ônibus.
O Ministério Público recomendou e a Prefeitura decidiu que os táxis estão proibidos de circular nos corredores (à esquerda) nos horários de pico, das 6h às 9h e das 16h às 20h, de segunda à sexta-feira. É importante salientar que o horário de pico considerado para a restrição dos táxis não é igual ao horário do rodízio de veículos particulares.
Por outro lado, uma antiga reivindicação da categoria foi atendida, em partes. A partir de agora os táxis podem utilizar algumas faixas exclusivas (à direita), em qualquer horário, desde que estejam com passageiros.
Foram liberadas as faixas das Avenidas Santos Dummont, Tiradentes, Prestes Maia, Passagem Tom Jobim, Túnel Papa João Paulo II, 23 de Maio, Rubem Berta, Moreira Guimarães, Viaduto João Julião da Costa Aguiar, Washington Luiz, Interlagos, Avenida do Jangadeiro, Senador Teotônio Vilela, Indianópolis, Corifeu de Azevedo Marques, Sumaré, Marginais Tietê e Pinheiros.
As mudanças entraram em vigor em 17 de março, mas a CET pediu um prazo para a adequação da sinalização de trânsito antes de começar a multar, o que só irá ocorrer a partir do dia 14 de abril. “Não é porque não está multando que não precisa cumprir, mas por falta de sinalização não haverá multas até o dia 13 de abril”, lembrou o Secretário de Transportes. Por enquanto, os agentes da CET irão orientar os taxistas sobre as novas regras.
O Promotor Ribeiro Lopes afirmou que os táxis são vitais para a cidade de São Paulo, e que buscou uma alternativa viável para não prejudicar os usuários ou a categoria. Ele também disse que os representantes dos taxistas foram atendidos quando pediram um prazo para a apresentação de estudos técnicos sobre a circulação nos corredores, mas não cumpriram com os acordos realizados. Ou seja, nada foi apresentado.
Já o Secretário Jilmar Tatto afirmou que haverá um monitoramento intensivo para analisar o impacto das novas medidas, e não descartou que mudanças podem vir a ocorrer. “Têm outras faixas exclusivas que nós estamos analisando. Nós vamos monitorar essa liberação, de tal modo que, se precisar, em algum momento, em algum trecho, ter que restringir nós vamos restringir, para priorizar o transporte coletivo”, afirmou Tatto.
Faixas liberadas para os táxis, com passageiros, em qualquer horário:
Avenida Santos Dummont (desde a Praça Campo de Bagatelle até a Av. Tiradentes)
Avenida Tiradentes
Avenida Prestes Maia
Passagem Tom Jobim
Túnel Papa João Paulo II
Avenida 23 de Maio
Avenida Rubem Berta
Avenida Moreira Guimarães
Viaduto João Julião da Costa Aguiar
Avenida Washington Luiz
Avenida Interlagos
Avenida do Jangadeiro
Avenida Senador Teotônio Vilela (desde o entroncamento com a Av. Atlântica até a Av. Interlagos)
Avenida Indianópolis
Avenida Corifeu de Azevedo Marques
Avenida Sumaré
Marginal Tietê
Marginal Pinheiros
Promotor avisa que vai retirar de circulação veículos irregulares
Ao ser questionado pelo vereador Adilson Amadeu sobre os veículos que trafegam pela cidade sem pagar IPVA, DPVAT, licenciamento e multas, o promotor Ribeiro Lopes foi enfático. “É preciso um esforço urgente unindo Estado e Município, como forma de garantir a mobilidade e a qualidade de vida na cidade e retirar de circulação esses veículos que não têm condições legais de uso”.
O vereador Amadeu informou que, segundo um levantamento realizado por sua assessoria, existe na cidade de São Paulo hoje 7 milhões e meio de veículos, sendo que 2 milhões e meio estão sem licenciamento há mais de 5 anos, atrapalhando o trânsito. O Promotor garantiu que o Ministério Público vai se empenhar na questão, e estudar as alternativas para essa situação.
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